Pintura externa já foi feita, mas posto segue fechado
Pintura externa já foi feita, mas posto segue fechado | Foto: Pedro Marconi - Grupo Folha

As lonas que cobrem as placas com as informações sobre a obra podem evitar que as pessoas vejam as datas atrasadas, no entanto, não conseguem esconder o sentimento de indignação. Moradores de Lerroville, região sul de Londrina, cobram a finalização e entrega das intervenções na UBS (Unidade Básica de Saúde) do distrito. A autorização para a revitalização foi dada em novembro de 2018, com prazo vencendo em abril do ano passado.

Mais de um ano depois, a unidade está fechada e com a reforma prometida pelo poder público municipal sem término. “Faz tempo que está parada e que não vejo ninguém trabalhando. Não sei o motivo de estar desse jeito, mas está devagar”, relatou a dona de casa Maria Aparecida Pereira dos Santos, que mora em frente. “Pelo jeito está faltando fazerem algum serviço interno”, apontou.

O custo da obra era de pouco mais de R$ 200 mil e a prefeitura divulgou, na época, que seriam realizadas melhorias em áreas como telhado, rufos, calhas, pintura de todo o ambiente, troca de pisos quebrados, substituição de vidros e revisão nas instalações hidráulicas e elétricas. Quem passa pela rua da UBS consegue ver que a pintura externa foi feita, no entanto, ao verificar o interior é possível encontrar muito lixo, sinais de vandalismo e parte do forro que se desprendeu.

“Tinham que fazer o que falta logo e liberar para a população. Hoje as pessoas precisam ir em outro lugar para conseguir consulta e fica longe, ainda mais para quem é de idade. Pago meus impostos em dia e queria ver tudo em ordem, mas não é isso que acontece, infelizmente”, lamentou o agricultor Laurindo da Silva, morador da Vila Rural. “A estrada que uso está cheia de buracos. Passar com carro destrói tudo”, acrescentou.

Marcas de depredações já podem ser vistas no prédio
Marcas de depredações já podem ser vistas no prédio | Foto: Pedro Marconi - Grupo Folha

SEDE PROVISÓRIA

Desde o início da revitalização, a unidade de saúde em Lerroville está funcionando em um prédio que foi improvisado na entrada do distrito, onde funcionava o salão comunitário. “As salas são dividas com armários ou biombos. Não tem comparação com o posto, mesmo antes da reforma. É muito fora de mão, só Deus na causa”, afirmou a dona de casa Maria Roseli Inácio da Silva.

LICITAÇÃO

A prefeitura rompeu o contrato com a empresa de Londrina que havia ganhado a licitação. A justificativa para a medida foi problemas na documentação, o que impossibilitaria o andamento das atividades. Um novo edital foi publicado neste ano, com a contratação de uma construtora de Centenário do Sul (Região Metropolitana de Londrina). Com a ordem de serviço assinada na semana passada, a construtora já recebeu as chaves do imóvel e está autorizada a retomar o serviço, cujo custo chega a R$ 178 mil.

Questionado na tarde desta segunda-feira (31), o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, disse que o cronograma fala em cerca de três meses para a conclusão da reforma. "O cronograma da obra são 90 dias após a ordem de serviço e esta empresa vai terminar o que faltou. Lembrando que a empresa anterior havia feito uma boa parte da obra já", avaliou.

Na descrição das tarefas que a contratada terá que executar está assentamento de azulejos, calçadas em concreto, piso tátil, revisão de esquadrias metálicas e de madeira, colocação de vidros, revisão da instalação hidráulica e elétrica, “comunicação visual”, armários, guarda-corpos, bancadas e pintura. (Colaborou Vitor Struck)

Atualizada às 15h30