Imagem ilustrativa da imagem Trecho 3 do Arco Leste: novo ramal viário interliga a BR-369 e PR-445
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

A última etapa do projeto Arco Leste foi concluída e entregue oficialmente nesta segunda-feira (10) de manhã. Com a liberação para o trânsito de veículos e pedestres, o Trecho 3 se torna um acesso inédito, na região leste de Londrina. As pistas interligam as avenidas Robert Koch e José Ventura Pinto, com acesso pela Estrada do Limoeiro, contornando a cabeceira de pista do Aeroporto Governador José Richa.

O trecho, segundo o secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, contou com investimentos de mais de R$ 10 milhões e uma nova licitação deverá ser aberta em breve para a pintura da ciclovia e a instalação de defensa metálica em alguns trechos da pista.

Alberto Ferrari, morador do conjunto Armindo Guazzi (zona leste), diz que acompanhou a obra de perto, fazendo o trajeto semanalmente de bicicleta. “Era tudo plantação e agora ficou bom. Antes, a gente tinha que dar a volta por cima do aeroporto para acessar as chácaras, mas agora ganhamos tempo e caminho. Vamos economizar uns cinco quilômetros no trajeto”, comenta.

Imagem ilustrativa da imagem Trecho 3 do Arco Leste: novo ramal viário interliga a BR-369 e PR-445
| Foto: Vivian Honorato/N.Com

“É uma grande obra que vai gerar um ramal de desenvolvimento em toda a região, com novos empreendimentos imobiliários e indústrias, gerando renda e novas oportunidades de trabalho, além de trazer mais segurança e alívio para o trânsito”, destacou o prefeito Marcelo Belinati (PP).

Para que a obra pudesse ser realizada, foram necessárias desapropriações de terrenos e uma grande demolição de rochas no ano passado, na área que foi a aberta para criar a conexão entre as duas avenidas.

Imagem ilustrativa da imagem Trecho 3 do Arco Leste: novo ramal viário interliga a BR-369 e PR-445
| Foto: Divulgação/Prefeitura de Londrina

ARCO LESTE

Com o projeto Arco Leste finalizado, o município passa a contar com cinco trechos com novas ruas e avenidas que se conectam e garantem um trajeto direto da BR-369 até a PR-445, totalizando 14 km de trajeto. O percurso completo poderá ser feito em uma média de 15 minutos, dependendo do horário e fluxo de trânsito. O investimento total foi de mais de R$ 20 milhões.

Para quem parte da BR-369, por exemplo, é possível realizar o caminho do Arco Leste saindo da rodovia até a avenida dos Pioneiros, passando pelas avenidas Jamil Scaff e Máximo Peres Garcia, até a rua Nereu Mendes, que levará à avenida Robert Koch.

Após o novo contorno por trás do Aeroporto, é possível chegar até a avenida José Ventura Pinto, depois ir em direção à PR-445 pelas avenidas das Américas e Charles Lindemberg. O caminho é concluído ao cruzar a avenida Dez de Dezembro e acessar a rua Portugal, cujo trajeto levará até a avenida Waldemar Spranger, onde foi executado o Trecho 5 do Arco Leste.

TRECHO 1

Neste trecho foi criado um acesso inédito, a partir do prolongamento da avenida dos Pioneiros, ligando a região leste diretamente com a BR-369, no sentido de Ibiporã. O acesso é feito pela avenida Custódio Venâncio Ribeiro. A obra incluiu a construção de dois viadutos paralelos que passam por cima da linha férrea, depois do campus da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), em uma área que está se expandindo com diferentes empreendimentos imobiliários.

TRECHO 2

Foram feitas obras de ampliação e revitalização da avenida dos Pioneiros até a rotatória da UTFPR. Nesta etapa, a pista foi duplicada e foi feito o remanejamento de rede elétrica.

TRECHO 4

Foi construído, em direção à PR-445, o prolongamento com pista dupla da avenida das Américas, que passou a se conectar com a Rua Charles Lindemberg, passando ao lado do Parque Arthur Thomas. A obra permitiu mais mobilidade e acessibilidade da região sul para a região leste e noroeste da cidade, desafogando o trânsito da avenida Dez de Dezembro.

TRECHO 5

Esta etapa envolve a avenida Waldemar Spranger. Ao longo da via, foi executado um trajeto de 2 quilômetros, com novo trevo que leva até a PR-445, passando pela rua Albânia. A travessia parte da área de chácaras abaixo da barragem do Lago Igapó, interligando a Waldemar Spranger ao trevo da Cativa (Cooperativa Agro-Industrial de Londrina). O traçado trabalhado ainda continua pelas avenidas Portugal e Charles Lindemberg até chegar no Trecho 4, na avenida das Américas. (Com N.Com)

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