Imagem ilustrativa da imagem Zona norte de Londrina tem  ‘onda’ de furtos de grelhas dos bueiros
| Foto: Pedro Marconi - Grupo Folha

Moradores e comerciantes do jardim Coliseu e bairros adjacentes, na zona norte de Londrina, estão revoltados. A região vem enfrentando uma onda de furtos de grelhas de bueiros, principalmente nas últimas semanas. O material é feito de ferro fundido, que tem valor de mercado para a venda. Na rua Arcindo Sardo, por exemplo, três tampas foram levadas em duas quadras, gerando risco de acidentes envolvendo pedestres e até veículos.

Uma das grelhas furtadas fica em frente à papelaria de Dailton Martins. Ele conta que, recentemente, um motorista caiu no buraco com o veículo e o pneu estourou. “Alguém pode cair. Nunca a pessoa vai imaginar que está faltando uma tampa. Nos vemos desprotegidos diante de uma situação dessa”, relatou.

Imagem ilustrativa da imagem Zona norte de Londrina tem  ‘onda’ de furtos de grelhas dos bueiros
| Foto: Pedro Marconi - Grupo Folha

A reportagem da FOLHA esteve no local na manhã desta quinta-feira (6) e presenciou uma condutora que não percebeu o buraco e ficou com o pneu carro “preso”. Foi necessária a ajuda de vizinhos, que utilizaram uma madeira para dar sustentação e retirar o automóvel. “Tem lugar que não tem tampa. Se encontrar uma ou duas é muito”, lamentou uma moradora, que preferiu não ser identificada.

A rua onde a psicóloga Vera Lúcia Steiner Neves mora também foi alvo de criminosos. “Pegaram nesta semana. Está muito perigoso. Tenho uma mãe idosa e várias crianças brincam na rua. Se alguém cair se machuca”, afirmou. “Acredito que estão roubando para vender. Tem que ir atrás de quem está comprando”, constatou.

PREJUÍZO

Na rua Josefa Conrado, a “limpa” das tampas de boca de lobo se repete, deixando as estruturas expostas e a população indignada. “Está muito difícil aqui, muita insegurança”, destacou um morador, que pediu para não ter o nome divulgado. Outros tipos de tampas também estão sendo visadas. “Estão levando tudo quanto é ferro. Eles pegam de madrugada. A minha ficava na calçada do estacionamento para escoar a água e furtaram. Nesse caso o prejuízo é meu”, relatou o sapateiro Maurício Nascimento.

NÚMEROS

A troca das grelhas dos bueiros é de responsabilidade da prefeitura, enquanto que as tampas de poços de visita - que costumam ser vistas no meio das ruas - têm cuidado compartilhado entre município e Sanepar. Segundo o secretário de Obras e Pavimentação, João Verçosa, os furtos têm tido um aumento constante ao longo dos meses. “Estão furtando tantas tampas que não damos conta. Fizemos denúncia à polícia e estão investigando”, destacou.

Entre junho e dezembro do ano passado a secretaria contabilizou 177 grelhas trocadas em toda a cidade. A pasta calcula que 80% tenha sido em decorrência de furtos. Já em 2021, do começo do ano até esta quinta-feira (6), foram 232, com a quantidade relacionada a crimes sendo um percentual bem superior. Já a reposição das tampas de poços de visita totalizam 185 entre junho do ano passado e o começo maio.

Imagem ilustrativa da imagem Zona norte de Londrina tem  ‘onda’ de furtos de grelhas dos bueiros
| Foto: Pedro Marconi - Grupo Folha

Londrina tem mais de 50 mil bueiros. A troca está sendo feita com a tampa de concreto, produzida pela própria prefeitura, no entanto, são de sete a 21 dias para a produção, além do tempo que demanda o serviço para colocar novamente. “Temos estoque, porém, quanto mais rouba, mais demora para substituir. Tem que tirar o anel, fazer o encaixe. Demora aproximadamente um período do dia para trocar uma”, apontou Flávio Vendramini, gerente de Serviços Urbanos da secretaria municipal de Obras.

Imagem ilustrativa da imagem Zona norte de Londrina tem  ‘onda’ de furtos de grelhas dos bueiros
| Foto: Divulgação - Secretaria de Obras

LEIA TAMBÉM:

- Trecho três de Arco Leste de Londrina deve ser liberado semana que vem

- Professora ‘salva’ jabuticabeiras cinquentenárias em Londrina

- Casos confirmados de dengue disparam em Londrina

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1