Imagem ilustrativa da imagem Trânsito da rua Prefeito Faria Lima está liberado
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

Após uma longa espera, as obras de duplicação da rua Prefeito Faria Lima, na zona oeste de Londrina, finalmente foram concluídas e as pistas liberadas para o tráfego de veículos nesta manhã de terça-feira (15). A segunda fase do projeto contemplava um trecho de aproximadamente 600 metros, entre a rua Bento Munhoz da Rocha Neto e a avenida Maringá.

Equipes da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) estão no local finalizando detalhes na sinalização e orientando os motoristas. Houve uma alteração de trânsito no semáforo de cruzamento com a rua Joaquim de Matos Barreto, agora permitindo o acesso direto à Faria Lima para quem dirige vindo da avenida Castelo Branco. Neste mesmo semáforo deixa de existir a opção de conversão à esquerda para a rua Joaquim Nabuco, para quem trafega na Faria Lima sentido bairro-centro.

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| Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

Osmar Pereira Santana, que mora às margens da Faria Lima, fez questão de acompanhar a liberação da pista porque acompanhou o andamento da obra desde junho de 2019. "O transtorno foi grande porque todos os dias eram máquinas trabalhando, levando muita poeira para dentro de casa, sem contar o tumulto no trânsito, mas essa duplicação era um desejo antigo da maioria dos moradores. Vai melhorar a segurança de todos porque ficou bem iluminado, os carros vão circular com mais tranquilidade, evitando os acidentes e isso tudo vai acabar valorizando ainda mais o nosso bairro", comentou Santana, que foi presidente da Associação de Moradores e Amigos do Jardim Maringá durante 12 anos.

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| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

PARA A UEL

A Faria Lima é uma das principais vias de acesso à UEL (Universidade Estadual de Londrina). Dividida em dois lotes, a duplicação foi feita desde a avenida Aniceto Espiga até o cruzamento com a avenida Maringá, totalizando cerca de 1.500 metros, sendo 900 metros no primeiro trecho e mais 600 metros no segundo.

Foram investidos cerca de R$ 14,6 milhões para a desapropriação de terrenos, construção de uma segunda ponte sobre o Lago Igapó, na região do Aterro, alargamento e revitalização das pistas, recuperação de galerias pluviais, execução de canteiro, meios-fios e rampas de acesso, realocação dos padrões de energia, implantação de iluminação em LED, além de pintura e sinalização viária.

CICLOVIA

De acordo com Marcelo Canhada, secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, a construção da calçada no lado direito para quem sobe a rua sentido centro da cidade foi planejada para abrigar uma ciclovia, em um próxima etapa. "O projeto já contemplava uma calçada mais larga para a passagem de ciclistas e pedestres. Essa obra da ciclovia será executada pela Prefeitura", garantiu.

Para Maria Fagião, que passa pela Faria Lima diariamente, a expectativa é que o trânsito tenha maior fluidez. "A Faria Lima sempre teve muito movimento, mas nos horários de pico ela chega a ficar parada. Espero que essa melhoria realmente funcione. Hoje estou passando aqui para fazer uma caminhada e minha impressão é boa. Com as calçadas mais largas, a gente caminha mais distante dos carros, o que nos dá mais segurança", comentou.

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ATRASO

A ordem de serviço para as obras de duplicação da rua Prefeito Faria Lima foi assinada em junho de 2019, com previsão de entrega de 270 dias, em contrato. Ou seja, a expectativa era que a obra ficasse pronta em março de 2020. A primeira etapa do projeto teve início em novembro de 2018 e foi entregue no ano passado, depois de aproximadamente dois anos de serviços.

O segundo lote do projeto também houve atrasos. Ao todo, foram sete aditivos de prazo, sendo o último com vencimento nesta data, 15 de junho. A concessão, segundo a Prefeitura, não exime a contratada da responsabilidade pelo atraso do cronograma inicialmente estabelecido, não impedindo e nem anulando a possibilidade de aplicação de multa. Entre as justificativas elencadas pela construtora londrinense para solicitar mais prazo estão as chuvas dos meses de dezembro, janeiro e fevereiro.

Durante a liberação da pista nesta terça (15), Canhada reconheceu que a empresa teve dificuldades na execução do projeto e disse que uma equipe técnica da Prefeitura está analisando todos os termos de aditivos de prazo. "Acompanhamos a obra e chegamos a notificar a empresa, mas os atrasos nas obras públicas, infelizmente, acabam acontecendo, ainda mais em tempos de grandes dificuldades devido a pandemia", comentou.

Sobre a continuidade da rua Faria Lima, após o cruzamento com a avenida Maringá, Canhada falou que há uma expectativa para execução de novos projetos de mobilidade urbana nos próximos quatro anos. "No entanto, dependemos do contexto econômico e social do município. Nossa prioridade no momento é a saúde pública. Sobre as obras em andamento, estamos fiscalizando as obras da avenida Rio Branco com a Leste-Oeste, que devem durar cerca de dois anos", disse.

Sobre os possíveis atrasos na obra, a exemplo da duplicação da Faria Lima, o secretário respondeu que a Prefeitura tem se apropriado de todos os detalhes dos projetos antes de licitar, assim como tem aumentado a fiscalização. "Estamos em cima para exigir que as empresas cumpram com o cronograma de execução", finalizou. (Colaborou Pedro Marconi)

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