Coração da região norte de Londrina, a avenida Saul Elkind continua sendo a mais extensa do município, de acordo com os dados coletados no site do Ippul (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina) e do Siglon (Sistema de Informação Geográfica de Londrina). A avenida, que cruza áreas como o Cinco Conjuntos e o bairro Vista Bela, tem cerca de 8,6 km de extensão.

Um dos maiores marcos da Saul Elkind é a feira dominical, que reúne centenas de pessoas toda semana. Ocupando parte da avenida, no trecho próximo ao Departamento da PM (Polícia Militar), as barracas vendem de alimentos a produtos do dia a dia, como roupas, maquiagem e brinquedos.

A avenida foi criada por decreto municipal em 1981 e inaugurada dois anos depois e é uma homenagem ao ucraniano Saul Elkind, pai de David Elkind, que foi diretor-geral do DNER (Departamento Nacional de Estradas e Rodagem), na década de 1980. De acordo com o livro "Essa rua tem história: Memórias e sociabilidades da Saul Elkind"., de três pesquisadores formados em História pela UEL (Universidade Estadual de Londrina), David Elkind foi o responsável pelo entorno urbano do atual Terminal Rodoviário de Londrina. Saul Elkind nasceu na Ucrânia em 1890 e lutou na primeira Guerra Mundial contra os alemães.

LEIA TAMBÉM:

= A Saul Elkind é tudo

= Recape, história e afeto na avenida Arthur Thomas

= A avenida dos vários nomes

= Uma avenida de vários personagens

DEZ DE DEZEMBRO

Com algumas dezenas de metros a menos, a avenida Dez de Dezembro aparece em segundo lugar na lista, com cerca de 8,1 km de extensão. A avenida é conhecida por abrigar o shopping Boulevard, a rodoviária de Londrina e o monumento O Passageiro, na região leste.

Popularmente conhecida pelo nome de Via Expressa, a Dez de Dezembro foi inaugurada em 1977
Popularmente conhecida pelo nome de Via Expressa, a Dez de Dezembro foi inaugurada em 1977 | Foto: Gustavo Carneiro

Popularmente conhecida pelo nome de Via Expressa, a Dez de Dezembro foi inaugurada oficialmente em 1977. Na época, boa parte dos acidentes acontecia na região central e, com a abertura da Dez de Dezembro, parte do tráfego pesado foi deslocado para essa via.

A avenida Tiradentes, na zona oeste, pode ser considerada a terceira maior do município, com 6,69 km de comprimento.

Avenida Tiradentes
Avenida Tiradentes | Foto: Gustavo Carneiro

DUQUE DE CAXIAS

Em quarto lugar, e abrigando a prefeitura de Londrina, a avenida Duque de Caxias (que começa na zona norte e termina na zona sul) também se destaca com 5,39 km. Antes mesmo de Londrina ser cidade, a Duque de Caxias já existia e era “porta de entrada” para os pioneiros e a ligação entre o Heimtal e o que hoje é o município de Tamarana.

Avenida Duque de Caxias
Avenida Duque de Caxias | Foto: Gustavo Carneiro

Em seguida está a avenida Guilherme de Almeida (zona sul), que tem 4,72 km. Mesmo não sendo uma avenida, a rua Senador Souza Naves também é destaque em extensão, com cerca de 3,1 km.

Avenida Guilherme de Almeida
Avenida Guilherme de Almeida | Foto: Gustavo Carneiro

*Sob supervisão de Fernanda Circhia

Confira a lista:

Imagem ilustrativa da imagem Saul Elkind é a avenida mais extensa de Londrina; confira a lista
| Foto: Folha Arte
Avenida Arthur Thomas
Avenida Arthur Thomas | Foto: Gustavo Carneiro