Neste domingo (7), a partir das 14h, os candidatos prestarão as provas objetiva e discursiva do concurso da Guarda Municipal de Londrina, em diversos pontos da cidade. Os testes serão aplicados no campus da UEL (Universidade Estadual de Londrina), na Unicesumar e em alguns colégios estaduais, como o Vicente Rijo e Colégio de Aplicação da UEL. Ao todo, 8.942 inscrições foram homologadas. E aproximadamente mil pessoas vão trabalhar neste domingo.

O local da aplicação das provas de cada candidato foi divulgado, anteriormente, no Cartão Informativo e está disponível para consulta no site da Cops-UEL (Coordenadoria de Processos Seletivos da UEL).

Os portões de acesso serão abertos às 13h20min e fechados, impreterivelmente, às 14h. Com duração de quatro horas, a prova eliminatória terá 40 questões de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Legislação, noções de Direito, conhecimentos específicos e redação.

Segundo a coordenadora da Cops, Sandra Garcia, serão classificados os candidatos que obtiverem pelo menos 50% de acerto, sem zerar em qualquer uma das áreas de conhecimento. Com relação à prova discursiva, os candidatos deverão produzir um texto de no máximo 25 linhas, que consistirá na avaliação de um relato (situação registrada em boletim de ocorrência).

LEIA TAMBÉM:

+ Mercado para jovens trabalhadoras: mulheres abraçam novas profissões

+ EJA em Londrina tem matrículas abertas o ano todo

+ Campanha sobre respeito marca início do ano letivo na UEL

De acordo com a prefeitura, serão contratados, de forma imediata, 50 guardas municipais e também formado cadastro de reserva para futuras chamadas

LINHAS DE ÔNIBUS

Devido à grande movimentação de pessoas, a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) fará um reforço em linhas de ônibus que atenderão os locais de provas: 102 (Ideal), 213 (Shopping Catuaí), 307 (Avelino Vieira), 315 (Columbia) e 904 (Terminal Vivi/UEL/Terminal Acapulco).

ORIGEM DOS CANDIDATOS

Do total de 8.942 candidatos inscritos, 96,9% são do Paraná (8.665), sendo que 63,75% são de Londrina, 5.701. Outros 660 são de Cambé e 310 de Ibiporã. Há candidatos de 18 Estados brasileiros. São Paulo com 136 candidatos lidera a lista, seguido de Santa Catarina com 37 e Mato Grosso do Sul com 30.

DICAS

A secretária municipal de Recursos Humanos, Julliana Faggion Bellusci, deu algumas dicas aos candidatos. “Independentemente de qualquer coisa, compareça e realize a prova com tranquilidade. Não valorize a quantidade ou qualidade de uma concorrência, porque a disputa é primeiramente consigo mesmo. No mais, o candidato deve verificar, com pelo menos um dia de antecedência, o local correto onde vai fazer prova, bem como o ensalamento e os horários, além de lembrar-se de levar caneta esferográfica transparente com tinta preta ou azul e o documento pessoal com foto”, apontou.

Para Bellusci, um outro ponto a destacar é que este é o primeiro concurso da Guarda Municipal com o viés de segurança pública. “Os certames realizados em 2009 e 2012, procuraram selecionar profissionais para atividades mais voltadas à segurança patrimonial. Já neste concurso de 2022, a seleção prima por um perfil profissional apto a atender todas as atribuições que foram concedidas aos guardas municipais no decorrer do tempo, sobretudo no sentido da defesa social em proteção da população londrinense”, salientou.

PRÓXIMAS ETAPAS

No domingo, a partir das 21h, serão divulgados a Prova Objetiva e o gabarito oficial provisório das questões objetivas, no site da Cops. Os candidatos classificados nas provas objetiva e discursiva passarão por um Teste de Aptidão Física, previsto para os dias 18 e 20 de setembro, de caráter eliminatório e da etapa admissional, que inclui a investigação de conduta do candidato, a habilitação para o Curso de Formação (investigação clínica e avaliação psicológica para o manuseio de armas de fogo), e ao Curso de Formação da Guarda Municipal, de caráter eliminatório.

Também haverá aptidão admissional, que é feita com exames e avaliações clínicas e psicológicas, para aferir o perfil profissiográfico. O edital de convocação, com horário e local para entrevista de confirmação da autodeclaração como afro-brasileiro, será publicado no dia 22 de agosto, às 17h, e as entrevistas estão previstas para serem realizadas nos dias 27 e 28 de agosto. (Com informações do N.Com e Agência UEL)

¨¨¨¨

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1