|
  • Bitcoin 122.108
  • Dólar 5,0643
  • Euro 5,2241
Londrina

Cidades

m de leitura Atualizado em 02/08/2022, 16:15

Campanha sobre respeito marca início do ano letivo na UEL

De três mil ingressantes nos cursos de graduação, 30 são pessoas com deficiência; novos alunos têm até sexta-feira para confirmar matrícula

PUBLICAÇÃO
terça-feira, 02 de agosto de 2022

Micaela Orikasa - Grupo Folha
AUTOR autor do artigo

Foto: Micaela Orikasa - Grupo Folha
menu flutuante

O ano letivo de 2022 da UEL (Universidade Estadual de Londrina) teve início na segunda-feira (1º) para cerca de três mil ingressantes nos cursos de graduação. Nesta primeira semana, os novos estudantes devem ficar atentos a processos importantes como a confirmação da matrícula e obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados.  

O momento também é de se informar sobre as atividades do campus e os serviços ofertados. Ao longo da semana, uma série de ações estão programadas para que todos sejam recepcionados de forma segura, respeitosa e acolhedora. “Ficamos muito felizes porque estamos recebemos nossos ingressantes presencialmente e em sua totalidade. Na verdade, é o primeiro ano letivo que estamos todos aqui, já que nos dois últimos anos, quem ingressou no vestibular não teve a oportunidade de estar no campus. É um momento de acolhimento geral”, diz a Pró-Reitora de Graduação, Ana Márcia Fernandes Tucci de Carvalho. 

RESPEITO E DIVERSIDADE

Ela destaca que o tema de recepção dos estudantes é o respeito, por meio da campanha “Antes de tudo #Eu Respeito”, que surgiu em 2019. “Neste ano, estamos recebendo 30 ingressantes que são pessoas com deficiência e a campanha tem foco no respeito, nas pessoas com deficiência e na diversidade. É o que a gente entende e defende como uma universidade inclusiva”, destaca.  

A UEL aprovou as cotas para deficientes em 19 de agosto de 2021, a partir da Resolução Cepe nº 044, que reserva 5% das vagas nos processos seletivos da graduação para pessoas com algum tipo de deficiência (física, auditiva, visual, visão monocular, mental, transtorno do espectro autista e múltipla). O vestibular 2022 da UEL, realizado no mês de março, foi o primeiro a contar com as cotas. 

LEIA TAMBÉM:

+ Idoso com deficiência visual é aprovado em direito na UEL 

+ Curso de AI que a UEL estuda ofertar deve atender demanda nacional

CONFIRMAÇÃO DA MATRÍCULA  

A orientação mais importante aos ingressantes nesta primeira semana de ano letivo é sobre a confirmação da matrícula pelo Portal do Estudante. “Até o momento temos 83% de confirmação, o que significa que ainda existe ingressantes que não confirmaram a matrícula e que, portanto, não são registrados como nossos alunos”, enfatiza.  

O prazo para a confirmação é até sexta-feira (5) e a UEL disponibiliza computadores com internet em todos os centros acadêmicos, caso necessário. “Além disso, a Prograd (Pró-Reitoria de Graduação) está funcionando em horário especial, das 8h às 11h30 e das 14h às 20h30, para atender aqueles que precisam tirar dúvidas ou qualquer outro tipo de suporte”, diz. Faixas foram distribuídas pelo campus lembrando os ingressantes sobre a confirmação da matrícula e disponibilizando um QR Code que direciona ao Portal do Estudante. 

No site SER UEL, os estudantes encontram todas as informações necessárias, assim como a programação completa de cada curso nesta primeira semana de atividades no campus. "Todos estão tendo a oportunidade de conhecer os colegiados, as chefias de departamento, fazer passeios pelo campus e participar gincanas. Aqui na UEL temos o prêmio Boas Práticas, que reconhece as ações dos colegiados que visam a solidariedade atendendo a comunidade externa e, ao mesmo tempo, envolve os novos alunos", comenta.   

'DIA MAIS FELIZ DA MINHA VIDA'

Para Anthony Kawan Félix de Souza, 19, estar na UEL para o início do curso de Psicologia “é a realização de um sonho. Posso dizer que é, até agora, o dia mais feliz da minha vida. Espero aproveitar ao máximo tudo o que a UEL pode me oferecer em termos de aprendizado”, comenta.  

A mesma euforia é compartilhada pelos amigos José Inácio Garcia dos Santos, 18, e  Gabriel Cordeiro, 19, do curso de Ciências Contábeis. Eles se dizem animados com a recepção dos veteranos. “Estar aqui no campus é muito melhor do que eu imaginava. Estamos sendo bem recebidos, não temos tido problemas de localização e todos com quem vamos falar e tirar dúvidas se mostram muito solícitos”, diz Gabriel, de Cambé (Região Metropolitana de Londrina).  

Já para Santos, que veio de Fartura, no interior de São Paulo, a vida no campus é literalmente uma nova etapa. Além do fato de estar no ensino superior, ele conta que está morando sozinho, longe de casa, pela primeira vez. “Vejo como uma fase importante para o desenvolvimento social, de integração maior, de fazer amizades verdadeiras e criar independência”, conta.  

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Atualmente, seis linhas do transporte coletivo de Londrina passam pela UEL, sendo três delas com o início e o final do trajeto no Terminal Urbano, que fica na rua Benjamim Constant, 1020, Centro. As linhas que partem do Terminal Urbano e passam pela UEL são: 305 (Campus UEL), 307 (Avelino Vieira) e 315 (Columbia). Além destas, as linhas 904 (Terminal Vivi/UEL/Terminal Acapulco), 913 (Robert Koch/Gleba Palhano) e 932 (Terminal Vivi/UEL/Terminal Oeste) também podem ser utilizadas para o acesso ao campus.

Já os moradores de outros municípios atendidos pela empresa TIL podem embarcar na avenida Dom Geraldo Fernandes, em frente ao Terminal, enquanto o município aguarda a construção do novo Terminal Metropolitano de Londrina. A lista com o trajeto de todas as linhas de ônibus do transporte coletivo de Londrina pode ser acessada no site da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização). 

Os ingressantes que pretendem utilizar o transporte público devem aguardar a confirmação da matrícula para poderem adquirir créditos no Cartão Transporte. A partir desta terça-feira (2), uma equipe da empresa TCGL (Transporte Coletivo Grande Londrina) estará presente no campus com o equipamento que realiza a confecção dos cartões transporte instantaneamente. O atendimento presencial vai ser realizado no Sebec (Serviço de Bem-Estar à Comunidade), entretanto, esta operação também pode ser solicitada através do Sistema de Cadastro de Estudante (SiCadE web). 

MORADIA ESTUDANTIL

Com capacidade para abrigar 82 estudantes, a Moradia Estudantil da UEL está com 22 vagas remanescentes abertas. Até o dia 8 de agosto, estudantes que se enquadram nos critérios socioeconômicos podem realizar a inscrição também através do portal do Sebec. “São 22 vagas remanescentes e as pessoas que ficarem em lista de espera ainda podem ser chamadas. Nós orientamos que os candidatos entrem no site e leiam o edital porque são muitos critérios socioeconômicos que são avaliados, não apenas a renda”, lembra A chefe da Divisão de Apoio Administrativo do Sebec, Maria Regina Cunha SilvaMaria Regina.

DENÚNCIAS DE TROTES

A Pró-Reitora de Graduação destaca que o trote é proibido e inaceitável na UEL. Qualquer estudante que se sinta prejudicado, pode fazer denúncias na Prograd, pelo telefone (43) 3371-4353 ou e-mail [email protected]; na Ouvidoria da UEL pelo (43) 3371-4405 ou site www.uel.br/ouvidoria; ou diretamente à segurança do Campus através do 0800 400 44 74. (Com Agência UEL) 

¨¨¨¨

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1