|
  • Bitcoin 102.396
  • Dólar 5,3317
  • Euro 5,5605
Londrina

Cidades

m de leitura Atualizado em 23/06/2022, 16:00

Prefeitura notifica Sanepar e terceirizada por irregularidades em obras

Entre os problemas está a falta de licença para executar as melhorias; empresa e companhia dizem atender notificações do município

PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 23 de junho de 2022

Pedro Marconi - Grupo Folha
AUTOR autor do artigo

Foto: Pedro Marconi - Grupo Folha
menu flutuante

A Prefeitura de Londrina notificou, na última quarta-feira (22), a Sanepar e a terceirizada Esac, que tem sede na cidade, por irregularidades que teriam sido identificadas por técnicos em seis obras de saneamento em execução no município. No documento – que a FOLHA teve acesso -, a secretaria municipal de Obras e Pavimentação dá prazo para que os problemas sejam sanados e alerta que a “ausência de providência ou a falta de apresentação de defesa no prazo ensejará na aplicação das penalidades e ainda sujeitando o infrator à responsabilização civil.” 

A principal adversidade encontrada seria a ausência do alvará de licença para realizar os serviços. Outras dificuldades apontadas – que variam conforme a obra - estão a falta de sinalização e de recomposição asfáltica ou de calçadas, carência de limpeza e a presença de restos de materiais e objetos. O poder público destaca que as irregularidades infringem dispositivos legais, como o contrato firmado com a companhia, em 2016, e leis e decretos municipais. 

A rua Theodore Roosevelt, no jardim Califórnia, zona leste, é umas vias elencadas com problemas após trabalhos da empresa. Uma das pistas teve o asfalto removido para melhorias de saneamento, entretanto, não foi reposto e as pedras que foram colocadas estão se espalhando. “Parece que era um vazamento na tubulação e até arrumaram rápido, porém, não deixaram a rua como estava. O perigo é um motociclista passar aqui, escorregar nas pedras e cair. Precisa corrigir logo”, comentou o entregador Antônio Borges. 

LEIA TAMBÉM:

Praças da Juventude em Londrina viram cenário de vandalismo e abandono

Prefeitura inicia processo de aquisição de bodycams à Guarda Municipal

Na rua Uruguai, perto do cruzamento com a avenida Juscelino Kubitschek, área central, a prefeitura deu três dias para a terceirizada repor o asfalto de uma obra de correção de vazamento na rede. O município ainda reclamou da falta de limpeza do local. Na manhã desta quinta-feira (23), operários faziam os reparos e a previsão era de que tudo ficaria pronto, com limpeza e recomposição asfáltica, ainda durante o dia. 

Asfalto não foi reposto na rua Theodore Roosevelt, na zona leste Asfalto não foi reposto na rua Theodore Roosevelt, na zona leste
Asfalto não foi reposto na rua Theodore Roosevelt, na zona leste |  Foto: Pedro Marconi - Grupo Folha
  

PROVIDÊNCIAS 

A Esac afirmou que está em processo de mudança na gestão e que vem “dando atenção máxima à prefeitura”. “Estamos fazendo uma força-tarefa para reduzir os buracos, fazer as pavimentações. Estamos atendendo as notificações da prefeitura e trabalhando 24 horas por dia para melhorar a cada dia e também atender a população londrinense”, defendeu. "Existem muitas reclamações de terceirizada, mas não é apenas a Esac que está fazendo (obras). Existem outras empreiteiras”, acrescentou. 

A Sanepar, por meio de nota, disse que “está avaliando as demandas da Prefeitura de Londrina com relação a execução de obras no município” e que “as providências necessárias para o atendimento estão sendo tomadas.” 

REUNIÃO 

Na semana passada, o MP-PR (Ministério Público do Paraná) convocou uma reunião com representantes do município e da companhia para debater os problemas gerados por obras de terceirizadas e a demora para resolvê-los. Uma das possibilidades elencadas esteve a mudança no contrato para dar mais autonomia ao poder público para multar diretamente a Sanepar. 

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1