Imagem ilustrativa da imagem Nova sede do Samu em Londrina deve começar a operar em janeiro de 2022
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

A construção da nova sede do Samu, na avenida Dez de Dezembro (zona leste) em Londrina, que deveria ser concluída no mês de setembro, agora deve terminar no dia 19 de dezembro. Esse foi o prazo máximo concedido pela Prefeitura de Londrina, após uma vistoria na estrutura nesta manhã de terça-feira (19).

Com a obra pronta, a Prefeitura deverá instalar os mobiliários dentro de 30 dias e o início das operações está previsto para janeiro de 2022. O terreno total possui mais de quatro mil metros quadrados, sendo 1.670 m² de área construída e reforma de mais 430 m².

De acordo com o mestre de obra e engenheiros da MTX Construções Ltda, responsável pela execução do projeto, a parte estrutural, considerada a mais difícil do projeto, já está pronta, assim como as tubulações elétricas já podem receber toda a fiação. Nesta reta final, a construtora trabalha nos acabamentos.

Imagem ilustrativa da imagem Nova sede do Samu em Londrina deve começar a operar em janeiro de 2022
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

LEIA TAMBÉM:

- Atrasada, obra do Bosque ainda não tem data para ser entregue

- Acidentes com animais ao redor do Parque Arthur Thomas aumentam e Sema pede mais sinalização

ESTRUTURA PARA 22 MUNICÍPIOS

O prédio do Samu terá um piso térreo e mais três andares, estacionamento para a frota de ambulância, heliponto de atendimento aeromédico, alojamento, refeitório, recepção, banheiros com acessibilidade, sala do Complexo Regulador de Urgência, sala de rádio, salas de coordenação médica e enfermagem, salas administrativas e de reuniões, salas de treinamento, auditório e salas de apoio, entre outros espaços.

“Essa é uma obra de saúde pública importante para Londrina e outros 21 municípios da região. Hoje, o Samu não conta com uma estrutura adequada para prestar um serviço de excelência. Estamos fazendo um investimento deste porte para dar condições aos profissionais de oferecer um serviço de qualidade e com rapidez”, afirma o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada.

Imagem ilustrativa da imagem Nova sede do Samu em Londrina deve começar a operar em janeiro de 2022
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

A regional do Samu de Londrina foi inaugurada em 2004 para prestar serviços de urgência e emergência a cerca de um milhão de habitantes. O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, destaca que a estrutura irá abrigar três bases do Samu, que hoje estão descentralizadas. A regulação fica no centro, próximo à Catedral Metropolitana, o helicóptero fica baseado no aeroporto e as ambulâncias próximo à avenida Celso Garcia Cid.

“Vamos conseguir trazer celeridade a todo o processo e esse local foi escolhido estrategicamente por ser de fácil acesso a todas as regiões da cidade, o que fará muita diferença no tempo-resposta em urgência e emergência”, diz Machado. Atualmente, o serviço opera com 12 ambulâncias e envolve aproximadamente 200 profissionais.

Imagem ilustrativa da imagem Nova sede do Samu em Londrina deve começar a operar em janeiro de 2022
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

JUSTIFICATIVAS

Para a construção da sede regional do Samu, a prefeitura e o governo do Estado estão investindo cerca de R$ 4,5 milhões. O início da obra foi liberado em julho de 2020, mas demorou cerca de um mês para realmente sair do papel. De acordo com a prefeitura, a demora ocorreu pelo trabalho de liberação do espaço, uma vez que o terreno era frequentado por muitos usuários de drogas e moradores em situação de rua.

Ao longo do processo, a empresa também justificou para o aditivo de prazo de 90 dias mudanças no projeto da rampa que dá acesso ao heliponto, problemas no abastecimento de água em todo o terreno e atraso na entrega de aço. Também foram liberados dois aditivos de valor, totalizando cerca de R$ 156 mil.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.