Com valor total licitado de aproximadamente R$ 4,5 milhões, a nova sede regional do Samu de Londrina será erguida em um prédio próximo ao Terminal Rodoviário de Londrina, na Avenida Dez de Dezembro, zona leste. Nesta segunda-feira, o o prefeito Marcelo Belinati e o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, estiveram no local para anunciar o início da execução da obra, cujos recursos são provenientes da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde, com contrapartida municipal.

Imagem ilustrativa da imagem Sede do Samu de Londrina será construída em 12 meses
| Foto: Emerson Dias - N.Com

A nova sede será edificada sobre um terreno com área total de 4.716 m² e a obra terá metragem de 2.057,63 m², com 1.670 m² de área construída e reforma de mais 430 m². A localização é estratégica, próxima a avenidas e vias de fácil acesso, facilitando o deslocamento para qualquer parte da cidade. “É uma obra muito importante para a cidade, por várias razões. Aqui funcionava um posto de gasolina, desativado há mais de dez anos, e que virou mocó. A obra vai revitalizar a região, deixando mais iluminada, bonita e segura. E, por outro lado, é um ponto estratégico da cidade, que vai diminuir o tempo de atendimento, e um minuto pode significar a diferença entre vida e morte para uma pessoa", afirmou o prefeito.

O prazo de execução é de 12 meses e a empresa responsável, contratada via licitação, é a MTX Construções LTDA, do Rio Grande do Sul. Com um piso térreo e mais três andares, os fluxos de atendimento do Samu serão distribuídos e ordenados de forma mais organizada e eficiente. No térreo, ficará a área de entrada e saída de veículos, com estacionamento para a frota de ambulâncias, que hoje conta com 17 veículos. Este espaço também terá local para lavagem e desinfecção dos veículos e equipamentos, refeitório, alojamento para os profissionais, entre outros. E, ainda, a área para o heliponto de atendimento aeromédico.

O primeiro andar será composto de sala para equipe do Complexo Regulador de Urgência (Central de Leitos e Interserviços e Central de Urgência do Samu 192), sala de rádio, sanitários, entre outros. No segundo piso haverá almoxarifado, salas de coordenação médica e de enfermagem, salas administrativas e de reuniões, copa e sanitários. E no terceiro andar, ficarão as salas de treinamento, auditório, salas de apoio para funcionamento do prédio, Núcleo de Educação em Urgência, setor administrativo, copa e sanitários.

Atualmente, o Samu conta com duas bases, que funcionam em endereços distintos, sendo uma delas para as atividades de regulação e outra para abrigar ambulâncias e veículos, nas regiões central e leste da cidade, respectivamente. E a unidade móvel, o helicóptero, é abrigado no Aeroporto Governador José Richa.

O Samu tem uma área de abrangência de 21 municípios, que totalizam cerca de um milhão de habitantes. Pelo telefone 192, da Central de Regulação de Urgência, são registradas 650 ocorrências, diariamente, em média. São 180 profissionais atuando no Samu.