“A emoção é forte. Agora a nossa Santa está do jeito que deve estar, com a coroa, simbolizando todas as graças que a gente recebe dela, que é nossa rainha”, diz Maria Aparecida Barbosa Raimundo, frequentadora há 17 anos da Paróquia São José Operário, na zona oeste de Londrina.

A alegria e o sentimento de alívio expressados pela devota de Nossa Senhora Aparecida são compartilhados por muitos fiéis que frequentam a paróquia e que, juntos, possibilitaram que a Igreja adquirisse uma réplica. “A coroa fez muita falta para as pessoas, especialmente para aquelas habituadas há mais de 30 anos a ver a imagem com este símbolo. Essa ausência gerava um incômodo também por estar associada ao furto. Junto com a doação de uma empresa e a ajuda da comunidade, conseguimos comprar uma semelhante”, diz o padre Dirceu Junior dos Reis.

Segundo padre Dirceu, a coroa fez muita falta para as pessoas que estão habituadas há anos a ver a imagem com este símbolo
Segundo padre Dirceu, a coroa fez muita falta para as pessoas que estão habituadas há anos a ver a imagem com este símbolo | Foto: Divulgação/Paróquia São José Operário

O furto aconteceu no dia 27 de junho, na capela da Reconciliação, que fica ao lado da Igreja. O criminoso, que se passou por fiel, levou a coroa de Nossa Senhora Aparecida, banhada a ouro, e uma imagem de São Miguel Arcanjo. As imagens foram gravadas por uma câmera de segurança e a polícia segue na busca pelo criminoso. De acordo com padre Dirceu, a Igreja pretende se organizar para adquirir uma imagem de São Miguel Arcanjo. A que foi levada da capela media cerca de 35 cm de altura.

LEIA TAMBÉM:

+ HU de Londrina faz campanha para arrecadação de chinelos

+ Arquidiocese de Londrina tem primeiro padre nomeado bispo

+ Dom Geraldo Majella recebe grande homenagem em Londrina

Para apresentar a nova coroa e celebrar este momento junto à comunidade, uma Santa Missa foi realizada na noite de segunda-feira (18), reunindo cerca de 500 pessoas. A celebração contou ainda benção de gestantes e crianças. “A missa foi uma forma também de pedirmos que nossos corações, nossa família e nossa cidade tenham paz. Nossa Senhora Aparecida é conhecida como a Rainha do céu e da terra e ter a imagem coroada novamente é a materialização da teologia mariana, que a reconhece como colaboradora direta na obra da salvação”, destacou.

Imagem ilustrativa da imagem Nossa Senhora ganha nova coroa com a ajuda da comunidade londrinense
| Foto: Divulgação/Paróquia São José Operário

Devota de Nossa Senhora desde a infância, Maria das Graças Silva, 75, frequenta a capela da Reconciliação semanalmente e fez questão de participação da missa de coroação da santa. "Era muito estranho vê-la sem a coroa. A gente só pensa em como é possível uma pessoa ter coragem de fazer isso", diz.

A Paróquia São José Operário iniciou suas atividades no início da década de 1970. Segundo o pároco, a capela já existia e sempre foi bastante frequentada. “As pessoas têm muito o costume de vir aqui, em horário comercial, para rezar e fazer seus agradecimentos. Ao contrário da Igreja, ela fica aberta todos os dias”, comenta.

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1