O gerente de Parques e Biodiversidade da Sema (Secretaria Municipal de Ambiente), Joan Henrique Pugina, diz que as melhorias no Parque Arthur Thomas, na zona sul de Londrina, estão ocorrendo gradativamente. A FOLHA vem noticiando os projetos de revitalização e a reabertura do local, tanto no pós-pandemia quanto em episódios anteriores, quando a estrutura do parque foi comprometida devido às chuvas.

Com os portões abertos novamente ao público desde janeiro de 2022, o movimento vem sendo retomado aos poucos, como a reportagem mostrou no feriado prolongado de Corpos Christi (16). Famílias aproveitaram o recesso para revisitar o espaço de lazer e apontaram algumas demandas mais urgentes, como o funcionamento da lanchonete e as placas de sinalização.

Segundo Pugina, a gerência de Parques e Biodiversidade foi criada há menos de um ano, justamente para dar uma maior atenção aos espaços públicos e unidades de conservação. “No caso do Arthur Thomas, como se trata de uma grande área de 86 hectares, as intervenções se dividem em planejamento a curto, médio e longo prazos”, afirma.

Imagem ilustrativa da imagem Melhorias no Parque Arthur Thomas têm cronograma a curto e longo prazos
| Foto: Divulgação/Arquivo pessoal

Leia também:

+ Inverno chega em Londrina com sol e temperaturas amenas

+ Expo Japão bate recorde de público em Londrina

Ele cita que atualmente estão sendo realizadas as desobstruções de trilhas, roçagem do mato, limpeza dos banheiros, retirada de lixo, pintura dos orelhões e da fachada, além da manutenção das placas de sinalização, que estão ocorrendo gradativamente. “E no mês de julho vamos instalar um novo parque infantil. A sequência, pretendemos trabalhar na restauração dos mirantes e na abertura da lanchonete”, diz, sem citar datas.

A lanchonete está fechada há mais de três anos e, de acordo com Pugina, a ideia é torná-la mais atrativa aos visitantes, com novos horários de funcionamento e variedade em produtos. “Ainda não temos a previsão de quando ela entrará em funcionamento, mas nossa expectativa é de que saia do papel até o final deste ano. A construção do edital já foi iniciada e agora dependemos de todo o trâmite interno”, comenta.

Imagem ilustrativa da imagem Melhorias no Parque Arthur Thomas têm cronograma a curto e longo prazos
| Foto: Micaela Orikasa - Grupo Folha

CERCAMENTO

No planejamento a longo prazo, o Parque Arthur Thomas deverá reforçar a segurança com a substituição de todo o alambrado por cercas palitos de maior altura, no trecho que compreende a avenida Dez de Dezembro, o estacionamento do parque e parte da rua Natureza.

“Esse projeto será realizado com recursos da Sedest (Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Estado do Paraná), em torno de R$ 2,5 milhões. Em contrapartida, a Sema entrará com recursos próprios, com anuência do Consema (Conselho Municipal do Meio Ambiente em Londrina) para reforçar a iluminação destes mesmos trechos. Mas ainda não há datas definidas para os serviços começarem”, afirma.

Sobre o desassoreamento do lago do Parque, Pugina diz que a intervenção depende de licitação e de mais recursos. “Estamos em fase de levantamento de dados para contratação uma empresa que poderá elaborar o estudo de profundidade e da qualificação do lodo. Todos esses pontos citados como cercamento, iluminação e desassoreamento são bens necessários, mas o cercamento é a prioridade atual, porque envolve melhorias em todo o passeio. Além dos visitantes poderem fazer caminhadas no entorno, será uma proteção maior para nossa fauna também, evitando atropelamentos e até o despejo de lixo”, finaliza.

O Parque Arthur Thomas é reconhecido como Unidade de Conservação desde 1994. No local é possível observar animais como quatis, macacos-pregos, tatus, cotias, cágados, lagartos e diversas espécies de aves, incluindo garças, jacus e sabiás-laranjeira. Em média, nos finais de semana ensolarados, o Parque recebe aproximadamente mil visitantes.

SERVIÇO: O Parque Municipal Arthur Thomas fica na rua da Natureza, 155, Jardim Piza, zona sul. A unidade funciona de terça-feira a domingo, das 8h às 17h, e tem entrada gratuita.

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1