A chuva que cai sobre Londrina desde a madrugada desta segunda-feira (20) deve dar lugar ao sol a partir de amanhã, anunciando a chegada da estação mais fria do ano. O inverno, que começa às 6h14 desta terça (21), não deve provocar mudanças abruptas nos termômetros, especialmente na região Norte do Estado.

De acordo com a meteorologia, o inverno chega ao Paraná com clima de outono, ou seja, sem chuvas significativas e com temperaturas amenas, não passando de mínima de 14°C no Norte.

“Nesta primeira semana de inverno não teremos dias muito gelados, pois as temperaturas variam bastante e teremos uma situação com muito mais ‘cara’ de outono do que propriamente de inverno, que é aquela situação de temperatura mais amena no amanhecer e de forma até elevada na parte da tarde”, diz o meteorologista do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), Lizandro Jacóbsen.

Em Londrina, o inverno chegará com o tempo aberto, com predomínio do sol e máxima de 27°C. A mínima não deve passar dos 14°C nas primeiras horas do dia. “Temos essa mudança no calendário, mas a natureza não segue essa regra. A transição do outono para o inverno acontece de forma gradativa”, acrescenta a agrometeorologista Heverly Morais, do IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná — Iapar-Emater).

LEIA TAMBÉM:

+ Entidades de Londrina precisam de meias, agasalhos e cobertores

+ Feriado prolongado movimenta o Parque Arthur Thomas

VERANICO

Para os próximos dias, a tendência é de veranico para os londrinenses, isto é, de tempo seco nos próximos 15 dias. “Há uma instabilidade na terça (28) que vem, que pode ocasionar uma chuva leve, mas até o final do mês o tempo deve se manter estável, mais seco e sem muita variação de temperatura, tendo entre 27°C a 22°C de máxima e mínimas entre 9°C e 15°C", detalha Morais.

O tempo seco, segundo a agrometeorologista se deve pela influência do La Niña, que também pode ocasionar um inverno mais rigoroso. "A média mensal de precipitação em Londrina, entre os meses de julho e agosto, é de 73 milímetros e neste ano, podemos registrar um número abaixo disso. As temperaturas também podem ficar, nos próximos meses, um pouco abaixo da média na cidade, que é mínima de 12°C e máxima de 24°C", afirma.

No decorrer da estação, Morais destaca ainda a previsão de entrada de massas polares (com duração de dois a três dias) que elevam o risco de geada no Estado, assim como a formação de nevoeiros pela manhã.

SOLSTÍCIO

Nesta terça (21), o início do inverno será marcado pelo solstício, com o menor dia (com 11 horas de duração) e a maior noite (13 horas) do ano. O fenômeno solstício é o momento em que o sol, durante seu movimento, atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do equador. Isso ocorre somente duas vezes por ano, nos meses de junho e dezembro, e o dia e hora exatos variam a cada ano.

SERVIÇO: O Alerta Geada pode ser acessado pelo aplicativo Iapar Clima, disponível no Google Play e App Store; nas redes sociais e site do IDR-Paraná e Simepar; ou pelo Disque Geada; (43) 3391-4500.

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1