|
  • Bitcoin 104.324
  • Dólar 5,1827
  • Euro 5,4133
Londrina

Cidades

m de leitura Atualizado em 27/05/2022, 17:52

Londrina tem 26 unidades disponíveis para vacinação contra Covid

Mais 15 UBSs começam a oferecer as doses na segunda-feira; de cada 100 pessoas aptas a receber dose de reforço, 36 ainda não se vacinaram

PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 27 de maio de 2022

Reportagem local
AUTOR autor do artigo

menu flutuante

A partir desta segunda-feira (30), a vacinação contra a Covid-19 passa a ser feita em mais 15 Unidades Básicas de Saúde de Londrina, totalizando 26 unidades da área urbana com o atendimento para a população. Com essa medida, a Prefeitura prevê um crescimento na cobertura da vacinação, especialmente quanto à procura pelas doses de reforço.

Imagem ilustrativa da imagem Londrina tem 26 unidades disponíveis para vacinação contra Covid Imagem ilustrativa da imagem Londrina tem 26 unidades disponíveis para vacinação contra Covid
|  Foto: Vivian Honorato/N.com
 

A população que está com o calendário atrasado ou ainda não se imunizou contra a Covid-19 deve agendar o atendimento pelo Portal da Prefeitura. Há vagas disponíveis para este sábado (28), na UBS do Jardim do Sol, e a partir de segunda-feira (30) nas seguintes unidades: Alvorada, Jardim do Sol, Santa Rita, Santiago (região oeste); Carnascialli, Aquiles Stenghel, Chefe Newton, Milton Gavetti, Vivi Xavier, João Paz, Maria Cecília, Campos Verdes, Padovani, Parigot de Souza (zona norte); Armindo Guazzi, Marabá, Ernani, Vila Ricardo (região leste); Eldorado, Ouro Branco, Itapoã (zona sul); Casoni, Centro, Guanabara, Vila Brasil, Vila Nova (centro).

Semanalmente, cada uma dessas unidades vai ofertas de 80 a 120 vagas para vacinação, em média, com expediente de segunda a sexta, das 7h às 19h. Excepcionalmente, pode ocorrer a abertura aos sábados, em horário especial. Ainda assim, todos os atendimentos serão feitos mediante agendamento prévio no Portal da Prefeitura.

LEIA TAMBÉM:
Máscaras ‘de volta’ à cena em Londrina
Casos de Covid-19 voltam a disparar em Londrina

UEL volta a obrigar uso da máscara em ambientes fechados

SALAS EXCLUSIVAS

Enquanto as demais UBSs farão a aplicação das doses de forma conjunta com os atendimentos da Atenção Primária, permanecem como salas exclusivas de vacinação as unidades do Jardim do Sol, na região oeste, e Ouro Branco, na zona sul.

DADOS PREOCUPANTES

Dados compilados pela Secretaria Municipal de Saúde indicam que, de cada 100 pessoas aptas a receber a terceira dose (ou primeiro reforço), 36 ainda não foram se vacinar. Com relação ao segundo reforço ou quarta dose, disponível para idosos e imunossuprimidos, os números são ainda mais preocupantes. Entre 100 pessoas do público-alvo, 66 não receberam a dose extra.

Os reforços dos imunizantes contra Covid-19 são necessários para reativar o sistema imunológico e contribuem diretamente na proteção frente às variantes do vírus que estão em circulação. A determinação é que toda população com 18 anos ou mais receba uma dose extra, enquanto os imunossuprimidos e pessoas com 60 anos ou mais recebam duas doses extras. O intervalo entre as doses de reforço é de 120 dias. (Com informações do N.Com)

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1