O 1º Dia D pela Causa Animal será realizada no dia 16 de julho, das 13h às 17h30, no Aterro do Lago Igapó, zona sul de Londrina. A iniciativa é da Sema (Secretaria Municipal do Ambiente) em parceria com o Comupda (Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (Comupda) e as ONGs ADA (Associação Defensora dos Animais Londrina) e SOS Vida Animal.

Imagem ilustrativa da imagem Londrina realizará 1º Dia D pela Causa Animal
| Foto: Divulgação - N.Com

O objetivo é conscientizar a população sobre diversas questões realizadas aos animais. O evento conta com uma programação bastante diversificada, incluindo uma tenda de adoção, onde cinco cães mantidos pela Diretoria de Bem-Estar Animal da Sema estarão à espera de um tutor. No telão serão exibidas fotos de outros animais que aguardam adoção e que estão sob a guarda da Sema, ADA e SOS Vida Animal.

A pedagoga da Sema, Luciana Leite Monteiro, explicou que para adotar é preciso ter idade mínima de 18 anos, espaço adequado e condições para oferecer atenção e os cuidados necessários. “É importante que a pessoa leve um documento pessoal e comprovante de residência. Além disso, tanto a Sema quanto as ONGs participantes levarão formulários que deverão ser preenchidos pelos futuros tutores. Todos esses animais já estão castrados, vermifugados e vacinados”, acrescentou.

LEIA TAMBÉM:

+ Cães são vacinados contra raiva no Centro Pop em Londrina

+ Projeto em Londrina leva cães nas escolas

PALESTRAS E ESTANDES

Na programação do evento consta ainda uma palestra interativa sobre a causa animal, com participação dos médicos-veterinários Fernanda Dias, da Sema, e Guilherme Garcia, da Secretaria Municipal de Saúde. Em um formato de perguntas e respostas, eles vão abordar vários assuntos, como os maus-tratos e a importância da vacinação e castração.

Vários órgãos e instituições terão estandes com informações sobre seu funcionamento e temas de utilidade pública referentes aos animais, incluindo o Comupda, a Sema, a Secretaria Municipal de Saúde e a Epesmel (Escola Profissional e Social do Menor de Londrina).

Também participará das ações a Biblioteca Móvel Ambiental da Sema, com uma professora da rede municipal que fará sessões de contação de histórias. Já a Guarda Municipal realizará uma apresentação de seu Canil, em conjunto com o adestrador da ADA.

Desfile do pet caipira

“Além disso, teremos uma tenda com brincadeiras tradicionais de festa junina, algumas tendas comercializando comidas típicas e outras atividades como pintura de rosto e arte com balões", conta a pedagoga da Sema.

"Outra atração que promete ser muito animada será o ‘Desfile do Pet Caipira’, um concurso em que as pessoas podem levar seus animais de estimação vestidos com roupas de festas juninas. Daremos prêmios para os três primeiros colocados nas categorias ‘Macho’ e ‘Fêmea’. E, durante o evento, sortearemos diversos brindes para os presentes”, acrescentou.

PARCERIAS

O 1º Dia D pela Causa Animal será realizado em parceria com aFEL (Fundação de Esportes de Londrina), Epesmel, CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) e secretarias municipais de Defesa Social, de Obras e Pavimentação, de Saúde, de Agricultura e Abastecimento e de Cultura. O evento conta com apoio da Secretaria Municipal de Educação. (Com informações do N.Com)

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1