Atendendo a nova orientação do Ministério da Saúde - anunciada na semana passada - a secretaria de Saúde de Londrina ampliou a vacinação com terceira dose contra a Covid-19 para adolescentes de 12 a 17 anos. São quase 24 mil pessoas nesta faixa etária que já podem agendar a imunização no site da prefeitura (londrina.pr.gov.br). Para receber o reforço é necessário que a segunda dose tenha sido aplicada há, pelo menos, quatro meses.

No sábado (4), o município realizará um mutirão para vacinar este público durante todo o dia nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) do Ouro Branco, Eldorado, jardim do Sol, Santa Rita, Armindo Guazzi, Vila Casoni, Guanabara, Parigot de Souza e Maria Cecília. Nesta data serão ofertadas cinco mil vagas para primeira, segunda e terceira dose de adolescentes.

“É um público que tem uma vida muito ativa, que está nas escolas, circulando e, consequentemente, mais exposto a uma possível contaminação pela Covid. Depois volta para casa. É muito importante que se vacine, que faça o reforço agora, até mesmo como medida de proteção coletiva e não apensas individual”, destacou o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado.

MAIS POSTOS COM VACINA

Nesta segunda-feira, a pasta passou a disponibilizar mais 15 postos de saúde com vacinação contra a Covid, totalizando 26 em toda a cidade. Cada uma das unidades vai oferecer, por semana, de 80 a 120 vagas para vacinação. Permanecem como salas exclusivas para imunização as UBS do jardim do Sol, na zona oeste, e do Ouro Branco, na região sul.

A expectativa do município é que com o acréscimo de unidades, a cobertura vacinal melhore. Levantamento da secretaria de Saúde mostrou que cerca de 34% dos adultos estão com a terceira dose atrasada. Entre os idosos e imunossuprimidos o percentual é ainda maior. Aproximadamente 66% ainda não procuraram um posto para receber a quarta dose.

Londrina tem registrado nas últimas semanas uma nova escalada de casos de coronavírus. Entre os dias 23 e 28 de maio foram contabilizados 1.892 moradores com a doença. Neste mesmo período de abril foram 333, ou seja, aumento de 468% em apenas um mês. Por enquanto, a prefeitura descarta reativar unidades para atendimento apenas de síndromes respiratórias. “Evidente que houve aumento no número de casos, mas o mais importante é a retomada da vacinação”, argumentou.

LEIA TAMBÉM:

- Arapongas começa aplicar dose de reforço para adolescentes nesta segunda

- Prefeitura publica recomendação para volta do uso de máscaras

- UEL volta a obrigar uso da máscara em ambientes fechados

GRIPE

A secretaria de Saúde também liberou a vacinação contra a gripe para o público em geral de 50 a 59 anos. Antes, apenas os grupos prioritários (idosos, profissionais de saúde, pessoas com comorbidades e deficiência permanente, entre outros grupos) tinham direito à dose, que é única e protege contra o vírus H1N1, H3N2 (Darwin) e a cepa B.

A cobertura para o público prioritário está abaixo de 50%, enquanto que o preconizado em campanhas de vacinação é 95%. “Talvez o Ministério da Saúde deva prorrogar a campanha, insistindo nos grupos prioritários, mas fato é que quem ainda não se vacinou dos grupos é por escolha. Por outro lado, observamos a solicitação das demais pessoas para receberem a vacina da gripe”, comentou Machado. “Vamos ver como vai ser a procura nas nossas unidades de saúde e gradativamente vamos baixando as faixas etárias, de acordo com o nosso estoque”, acrescentou.

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1