O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, publicou um decreto recomendando a volta do uso de máscaras em ambientes fechados devido ao aumento do número de casos de Covid-19. Segundo ele, houve um aumento de 370% de casos ativos da doença no período de 25 de abril a 25 de maio, passando de 208 casos ativos e para 979 confirmações. Somente nesta terça-feira (25), 424 casos foram confirmados e há um mês as confirmações diárias estavam em 90 registros. Uma morte foi registrada, de um homem de 94 anos, com comorbidades. Esse óbito ocorreu no dia 23 de maio.

O secretário Machado e o prefeito Marcelo Belinati destacaram que a pandemia ainda não acabou
O secretário Machado e o prefeito Marcelo Belinati destacaram que a pandemia ainda não acabou | Foto: Vivian Honorato/N.Com

Belinati apontou que os médicos especialistas, que prestam consultoria para a prefeitura, indicaram três motivos para que os casos voltassem a crescer na cidade: o baixo volume de pessoas que buscaram a dose de reforço, a falta de uso de máscaras e a chegada do tempo frio, que favorece a disseminação do uso de máscaras.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, ressaltou que o número de internações teve 175% de aumento, passando de 12 para 33 casos em 30 dias. Ele ressaltou que neste ano, de janeiro para cá, a taxa de transmissão da doença , que chegou ao nível mais baixo no dia 19 de abril, com 0,53, atualmente está em 1,17. Isso significa que de cada 100 casos confirmados transmitem para 117 pessoas.

LEIA TAMBÉM

+ No mundo das vacinas, há um antes e depois da Covid-19

A taxa de vacinação acima de 18 anos indica que, a cada 100 pessoas, 36 não tomaram a dose de reforço. Entre aqueles com mais de 60 anos, somente 34 entre 100 buscaram completar o ciclo de imunização com a quarta dose.

"A pandemia não acabou. Estamos recomendando a volta do uso de máscaras em locais fechados, dentro do ônibus. Pedimos para que os comerciantes disponibilizem álcool em gel para seus clientes", recomendou. Ele também recomendou que os estudantes e frequentadores das escolas também utilizem as máscaras em sala de aula. "Esses estudantes, se forem contaminados, ao voltarem para casa vão transmitir para seus pais e seus avós", apontou.

Belinati afirmou ainda que a administração municipal vai voltar a reavaliar os números da pandemia daqui a 10 a 15 dias e não descarta decretar a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados para conter ainda mais o avanço da doença.

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.