|
  • Bitcoin 99.352
  • Dólar 5,2536
  • Euro 5,5073
Londrina

Cidades

m de leitura Atualizado em 18/01/2022, 16:45

Liberado trânsito nas alças de acesso à Dez de Dezembro

Alças dão várias opções de rotas para melhorar a mobilidade nos sentidos norte-sul e sul-norte da avenida

PUBLICAÇÃO
terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Reportagem local
AUTOR autor do artigo

Foto: Vivian Honorato - N.Com
menu flutuante

Motoristas começaram a utilizar as novas alças de acesso à avenida Dez de Dezembro, que interligam à rua Bolívia (região central) e à rua da Aeronáutica (zona leste) nesta terça-feira (18). Elas dão várias opções de rotas, para melhorar o trânsito e a mobilidade urbana nos sentidos norte-sul e sul-norte da Avenida Dez de Dezembro, em Londrina. 

Rotatória da rua Peru Rotatória da rua Peru
Rotatória da rua Peru |  Foto: Vivian Honorato - N.Com
 

O trânsito foi liberado pela prefeitura após a conclusão dos trabalhos, que incluíram a construção das alças, das pistas e de calçadas, as adequações dos trechos já existentes, a modernização do sistema de drenagem pluvial, a instalação de pontos de iluminação em LED e a sinalização viária horizontal e vertical. A empresa contratada foi a TCE Engenharia, que recebeu R$ 2,9 milhões.

A ordem de serviço foi assinada em fevereiro de 2021 e o contrato previa entrega em sete meses, mas foi concedido aditivo de prazo.

Para o diretor-presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Marcelo Cortez, as alterações no trânsito vêm atender aos pedidos de anos, que os moradores da região faziam à Prefeitura de Londrina. “É uma obra de importante mobilidade urbana, tendo em vista que desafoga o trânsito. Vai ajudar as pessoas que moram na Rua Charles Lindemberg e que sempre reclamavam do trânsito ser grande e atrapalhar a população do local. Além disso, com essa obra, a gente consegue dar outras soluções de caminhos, para que a população possa se deslocar de forma melhor”, explicou o presidente da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização), Marcelo Cortez .

ENTENDA A OBRA 

 Para quem vem da região norte ou do centro de Londrina e quer acessar o Centro Cívico, a avenida Duque de Caxias ou o Aeroporto Governador José Richa vai poder fazer isso de forma muito mais rápida e com maior segurança.

Da mesma forma, quem vem da região sul e quer acessar o Centro Cívico e a Avenida Duque de Caxias também poderá fazer o mesmo, porque as alças construídas na ligação com a rua Peru, na Vila Brasil, possibilitam um novo ramal de fluxo viário a partir de uma das avenidas mais utilizadas de Londrina.

Segundo o diretor de Trânsito da CMTU,  Major Sérgio Dalbem, a ideia é fazer com que as pessoas que acessam a rua Charles Lindemberg, para irem até a região do Aeroporto ou até a PR-445, tenham mais uma opção, ou seja, poderão acessar o viaduto da rua Bolívia pela alça, pegando a Dez de Dezembro sentido PR-445, com menos congestionamento, semáforos, lombadas e com a pista maior e mais limpa.

Imagem ilustrativa da imagem Liberado trânsito nas alças de acesso à Dez de Dezembro Imagem ilustrativa da imagem Liberado trânsito nas alças de acesso à Dez de Dezembro
|  Foto: Vivian Honorato - N.Com
 

Da mesma forma, quem usa a Charles Lindemberg sentido aeroporto poderá continuar dirigindo na Dez de Dezembro até a alça da Rua Bolívia, chegando à rotatória da Salgado Filho e tendo acesso a todas direções com maior facilidade e fluidez da trânsito. Essa é uma rota inédita que permite, agora, uma passagem direta até a rotatória da praça João Negrão, que dá acesso a diferentes ruas da região leste como: as avenidas Salgado Filho e Comandante João Ribeiro de Barros, e a rua Augusto Severo, que leva à avenida Santos Dumont.

Para orientar os motoristas, agentes de Trânsito da CMTU estarão no local pelos próximos dias.

LEIA TAMBÉM:+ Prazo para roçagem de lotes particulares em Londrina termina na quarta+ Revitalizado no ano passado, CEU do Santa Rita é alvo de vandalismo

ILUMINAÇÃO E ENTORNO

Nos cruzamentos da Bolívia com a Dez de Dezembro, a Londrina Iluminação instalou LED em trechos de vias do Jardim Dom Pedro, na Rua da Aeronáutica (entre as ruas Benjamin Lins e o acesso do Viaduto João Sampaio), na própria entrada do viaduto, que passa sobre a avenida, e na Rua Enzo Rufino, totalizando 16 unidades. O mesmo viaduto também ganhou outras três pontos de iluminação.

Do outro lado da avenida, já na Vila Brasil, foram instaladas 10 unidades LED na Rua Peru, entre as ruas Borba Gato e Bolívia, e outros três pontos novos na via de acesso à nova rotatória, que foi construída no final da rua, para ligar aquela região à Avenida Dez de Dezembro, sentido centro-sul.

A secretaria Municipal de Obras e Pavimentação fez o recape asfáltico da rotatória da Praça João Negrão e de trechos das ruas Peru, Borba Gato e da Aeronáutica. Já a Londrina Iluminação instalou os novos pontos de iluminação em LED e a CMTU fez a sinalização viária nos trechos recuperados pela Prefeitura. (Com informações do N.Com)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1