A CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) vai começar nesta quinta-feira (20) a roçagem e multa de terrenos particulares com sujeira e mato alto em Londrina. A companhia já havia publicado a notificação aos proprietários em 4 de janeiro no Jornal Oficial do Município e na Folha de Londrina. O prazo de 15 dias para limpeza termina na quarta (19).

Em 2021, foram roçados mais de 600 mil metros quadrados em 752 lotes particulares em Londrina
Em 2021, foram roçados mais de 600 mil metros quadrados em 752 lotes particulares em Londrina | Foto: Divulgação - CMTU

Donos de terrenos com sujeira e mato alto podem ser multados em R$ 2 por metro quadrado e, caso a roçagem tenha que ser feita pela equipe terceirizada contratada pela CMTU, será cobrado um valor adicional de 46 centavos para cada metro quadrado mais uma taxa de 10% sobre o valor total, conforme o artigo 169 do Código de Posturas do Município, que não especifica uma altura do mato.

De acordo com Álvaro Nascimento, diretor de operações da companhia, as equipes já estão recebendo denúncias e verificando os terrenos. “Uma equipe vai in loco observar se de fato há o problema, baseado em denúncias e nas rotas que são feitas anualmente. A fiscalização já está sendo feita e existe um cronograma a ser executado logo que encerrado o prazo da notificação e autorizado o serviço”, explicou.

Comprovação com foto

Para provar o mato alto, são tiradas fotos com informações sobre os terrenos e uma edição do dia da Folha para comprovar a data da fiscalização. Londrina tem aproximadamente 40 mil lotes privados. No ano passado foram roçados cerca de 600 mil metros quadrados em 752 terrenos particulares.

“Lembrando que a notificação serve para o ano todo e quem fez a manutenção agora em janeiro não está isento da limpeza ao longo de 2022. Tem que deixar sempre limpo e asseado para não ter problemas com notificações e multas”, ressaltou Nascimento.

SAIBA MAIS:

+ Viveiro Municipal quer ampliar o plantio de árvores em Londrina

+ Londrina tem mais de um hidrômetro furtado por dia em 2022

norte e oeste

Ainda de acordo com a CMTU, a maior parte das denúncias de mato alto recebidas se concentra nas regiões Norte e Oeste da cidade. O terreno abandonado e descuidado pode causar problemas para a vizinhança como proliferação de animais peçonhentos, roedores, animais vetores de doenças e mosquitos como o Aedes aegypti, que transmite a dengue.

ÁREAS PÚBLICAS

A CMTU informou que também faz, mensalmente, o serviço de roçagem de 34 mil metros quadrados de áreas públicas como praças, vielas e canteiros centrais. A cidade é dividida em dois lotes, norte e sul, e os bairros são atendidos semanalmente, conforme a extensão de cada área e as condições climáticas. O cronograma completo não é publicado, mas a companhia informa em seus canais oficiais quais locais serão limpos na semana.

SERVIÇO - Denúncias de áreas sujas e com mato alto podem ser feitas pelo fone (43) 3379-7900

(Atualizada às 15h)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.