Localizado na zona sul de Londrina, na antiga Fazenda Refúgio, o Viveiro Municipal Maria Cristina Ferraz Bonato quer incentivar o plantio de árvores por toda a cidade com a distribuição de até três mudas por pessoa. A ideia, segundo o diretor de Áreas Verdes da Sema (secretaria municipal de Ambiente), Gerson Galdino, é ampliar o número de árvores a cada ano.

Imagem ilustrativa da imagem Viveiro Municipal quer ampliar o plantio de árvores em Londrina
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

Em 2021, foram plantadas 11.869 mudas em áreas públicas, sendo a maioria por servidores municipais, e 3.720 doações feitas à população. “O nosso objetivo é plantar três árvores para cada uma que é removida em Londrina”, diz Galdino. Atualmente, o Viveiro Municipal tem 12.500 mudas de plantas e árvores. Destas, aproximadamente 5 mil são específicas para a arborização urbana e 7.500 para as APPs (Áreas de Preservação Ambiental) e fundos de vale.

Somente no fundo de vale do Maria Celina (zona norte) os servidores plantaram 500 mudas. “É uma medida de preservação ambiental, pois diminuímos a invasão de habitações irregulares e o descarte de lixo nesses locais, ao mesmo tempo que ajuda a preservar o córrego, melhora a qualidade da água e ajuda no microclima”, explica.

Canteiro central da avenida Portugal, na zona sul
Canteiro central da avenida Portugal, na zona sul | Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

Nas áreas urbanas, um dos endereços que receberam mudas foi o canteiro central da avenida Portugal, na zona sul. As árvores estão preservadas, ao contrário da avenida Guilherme de Almeida, na mesma região. “Plantamos cerca de 100 mudas de Banaba no canteiro lateral, mas foram todas destruídas. Era para estarem bonitas, crescidas, mas temos muitos atos de vandalismo", comenta o diretor da Sema.

DIFERENTES ESPÉCIES

O Viveiro Municipal existe há mais de 25 anos. Em 2011, ele foi transferido para o Parque Ecológico João Milanez e desde então a técnica em Meio Ambiente e em Paisagismo, Sirlei Julio, trabalha no local cultivando 16 espécies de árvores. Ela explica que as mudas de árvores nativas da Mata Atlântica são plantadas nos fundos de vale e as demais são para as calçadas, nas áreas urbanas. "A cidade tem que ter uma diversidade porque cada espécie tem características como sombra, período de florada, porte, entre outras. As mais procuradas são os Ipês e a Oiti, que garante uma boa sombra”, conta Julio.

As mudas não são produzidas no Viveiro. Todas as 16 espécies de árvores disponíveis são doações que o município recebe pela Lei nº 11.996 de 2013, que institui o Plano Diretor de Arborização no município. “Todo cidadão e empresa que fizer a remoção de uma árvore precisa fazer a doação de uma muda. É a lei da compensação ambiental e tem também as mudas oriundas de EIV (Estudo Prévio de Impacto de Vizinhança)”, afirma Gerson Galdino.

LEIA TAMBÉM:

- Revitalizado, Bosque Central de Londrina atrai visitantes

- Medo acompanha mulheres em áreas de lazer em Londrina

ERRADICAÇÃO

No ano passado, a Sema erradicou 3.497 árvores após análise técnica. De acordo com a diretoria de Áreas Verdes da Sema, a cada mês o órgão recebe cerca de 180 pedidos de remoção. “Nós avaliamos caso a caso. Verificamos as condições dessas árvores, se elas estão em estado de senescência ou morrendo, se mesmo verdes elas estão ocas na base ou nos galhos e analisamos se a espécie, mesmo estando boa, é adequada ou não para o local onde foi plantada. Isso é importante para as questões de acessibilidade e também porque a espécie errada pode causar danos nas propriedades, na tubulação de água e esgoto e rede elétrica. Então, se tiverem com esses quadros autorizamos a remoção”, explica Galdino.

Imagem ilustrativa da imagem Viveiro Municipal quer ampliar o plantio de árvores em Londrina
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

COMO RECEBER

Qualquer morador do município ou empresa pode procurar o Viveiro Municipal para receber gratuitamente até três mudas de árvores para plantio. Para isso, basta solicitar a doação na sede da Sema, de segunda a sexta, das 12h às 18h, na Rua da Natureza, 155, no Jardim Piza, ou pelo e-mail [email protected]. Também é possível buscá-las diretamente no Viveiro, de segunda a sexta, das 7h às 16h30, na av. Europa, s/n, no Jardim Vale Azul.

Caso sejam necessárias mais de três mudas, os servidores da Sema vão até o local avaliar qual é a espécie mais adequada e fazem o plantio. As doações podem ser plantadas em frente a casas, empresas privadas ou em órgãos públicos. “Todo mundo tem que ter uma árvore em frente de casa. Além de ser uma obrigatoriedade no município, a sombra de uma árvore não se compara a uma varanda, por exemplo. É sempre mais fresco, mais agradável”, destaca a técnica Sirlei Julio.

Imagem ilustrativa da imagem Viveiro Municipal quer ampliar o plantio de árvores em Londrina
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

VIVEIRO DO IAT

Além das mudas cultivadas no Viveiro de Londrina, a população pode buscar doações no Viveiro de Mudas do IAT (Instituto Água e Terra), que fica em Ibiporã (Região Metropolitana de Londrina). Entre as espécies doadas há gurucaia, araçá, capixingui, cedro rosa, pau-jacaré, pau-d’alho e outras, que podem atender 26 municípios da região.

As empresas e órgãos públicos que querem receber mudas de árvores nativas do IAT devem preencher um formulário no site do IAT, quando for acima de 100 mudas. Se o pedido for abaixo de 100, é possível ir diretamente ao Viveiro, que fica na Rua Ipê, s/n atrás do cemitério, em Ibiporã. (Com N.Com)

SERVIÇO: Mais informações com a Sema, de segunda a sexta, das 8h às 18h, pelo fone: (43) 3372-4768.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.