Depois de uma longa espera, muitas famílias foram conferir as obras de revitalização do Bosque Central Marechal Cândido Rondon, na área central de Londrina. O espaço começou a ser revitalizado em fevereiro de 2021 e foi entregue oficialmente na tarde de sábado (8).

Imagem ilustrativa da imagem Revitalizado, Bosque Central de Londrina atrai visitantes
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

Os londrinenses estão aproveitando para passear pelos novos caminhos, levar as crianças ao parquinho e andar de skate. O projeto de revitalização tem o conceito de jardim-bosque e buscou valorizar as características originais do espaço e parte da área verde.

Mara Martins, que mora na Vila Casoni (região central), resolveu sair de casa neste domingo (9) com a filha e a neta só para conferir a revitalização. Ela lembrou que quando era criança costumava frequentar muito o local, mas que com o passar dos anos sentia insegurança até para atravessar o Bosque. “Ficou ótimo. Parece que está mais aberto e com tudo novo. Só espero que a população ajude a cuidar”, disse, enquanto fazia exercícios na academia ao ar livre, observando a neta brincar no parquinho.

A reforma incluiu novos trajetos de passeio e caminhada, palcos para apresentações, academia ao ar livre, parquinho infantil, quadra esportiva, circuito pet e arquibancada. As calçadas também foram reconstruídas com piso tátil em toda a extensão do Bosque e entorno. Para melhorar a segurança, o local ganhou um sistema moderno de iluminação e faixas elevadas interligando as avenidas Rio de Janeiro e São Paulo.

Imagem ilustrativa da imagem Revitalizado, Bosque Central de Londrina atrai visitantes
| Foto: Augusto Soares/Londrina Iluminação

AMPLIANDO A VISÃO

Anderson Siqueira fez questão de percorrer os caminhos do Bosque com o filho e a esposa. " A gente tem uma maior sensação de segurança porque os caminhos estão mais largos, ampliando a visão. A única vista que a gente tinha do Bosque era de quando passávamos de carro pelas ruas, mas hoje está sendo diferente. Estamos passeando e meu filho está adorando. Correndo e brincando por todos os espaços”, conta.

Também foram inseridos mobiliários, como mesas, cadeiras, bancos e lixeiras. A nova pintura deixou o Bosque mais colorido e alegre. “Fazia muito tempo que a gente não vinha passear aqui e resolvemos vir conferir como ficou a reforma. Ficou muito legal”, elogia Ana Maria Valença, na companhia do neto João Pedro, 4, e do irmão Ronaldo Gomes. “Achei que melhorou 80%. Os outros 20% são na questão da segurança. Estamos vendo muitas crianças brincando por aqui, mas não vimos nenhum Guarda Municipal passando. É algo para se pensar”, comenta Gomes.

Imagem ilustrativa da imagem Revitalizado, Bosque Central de Londrina atrai visitantes
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

Durante a entrega oficial, o prefeito Marcelo Belinati pediu o apoio dos moradores para ajudar a Prefeitura a cuidar do local. “O Bosque é um lugar histórico no coração de Londrina, tendo ao lado a Catedral, a Igreja Metodista, a Biblioteca e tantos outros componentes históricos da nossa cidade”, destacou. De acordo com a prefeitura, um sistema de videomonitoramento foi implantado em todo o Bosque, com câmeras monitoradas pela equipe da Guarda Municipal, da Secretaria Municipal de Defesa Social.

'POPULAÇÃO PRECISA OCUPAR'

O casal Adriane Fernandes Martins e Ronaldo dos Santos Pierote mora no bairro Limoeiro, na zona leste da cidade, e também foi visitar o "novo" Bosque. “A população tem que ocupar este lugar porque é realmente interessante passear por aqui. Acho que a prefeitura deve promover feiras ao livre e apresentações culturais para movimentar, atrair o público. Essa seria uma boa medida para afastar a presença de moradores de rua e usuários de drogas”, diz Pierote, lembrando ainda que o velho problema da sujeira e mau cheiro das fezes dos pombos, ainda é um ponto a ser solucionado. “O Bosque mudou de cara, realmente, mas ainda tem esse velho problema”.

Imagem ilustrativa da imagem Revitalizado, Bosque Central de Londrina atrai visitantes
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

ATRASO

O projeto de revitalização do Bosque Central foi elaborado pelo Ippul (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina) e recebeu aproximadamente R$ 2,8 milhões de recursos municipais. Os serviços foram executados pela San Pio Construtora e a obra contou, ao todo, com cinco aditivos de prazo. A previsão inicial para a entrega da obra era em julho do ano passado.

A construtora deverá sofrer processo administrativo e será penalizada porque, segundo a prefeitura, não houve a execução de todos os serviços, com os devidos acabamentos de acordo com o projeto. Os detalhes finais foram executados pelos funcionários da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) e da Secretaria de Obras. (Com informações do N.Com)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.