A empresa responsável pela construção das alças de acesso que vão interligar a avenida Dez de Dezembro à rua Bolívia pediu mais 30 dias de prazo para finalização, o que foi liberado pela Prefeitura de Londrina. A previsão de entrega agora é 20 de dezembro. Ao todo, já foram executados cerca de 85% dos serviços gerais previstos. As intervenções estão concentradas em duas frentes, sendo uma na altura da Vila Brasil e a outra perto da avenida Salgado Filho.

Alça na região da Vila Brasil deverá ser liberada neste mês
Alça na região da Vila Brasil deverá ser liberada neste mês | Foto: Pedro Marconi - Grupo Folha

O trabalho mais adiantado é no sentido região sul para norte, na Vila Brasil. Já foram feitos 90% das intervenções neste trecho, restando iluminação, plantio de grama, calçadas e sinalização. A expectativa é de que este trecho seja liberado para o trânsito nos próximos dias. “Está praticamente pronto. Não existe mais nenhum tipo de operação de drenagem urbana e asfalto. A empresa se comprometeu a entregar até o final da próxima semana para que possamos liberar essa parte”, pontuou Marcelo Canhada, secretário municipal de Planejamento.

Já no lado oposto, operários estão atuando na drenagem na área da rotatória da Praça João Negrão, próxima à avenida Salgado Filho. Parte da rotatória, inclusive, está interditada. A nova pista para quem segue na Dez de Dezembro, sentido norte-sul, e quiser entrar na rua Bolívia já está praticamente pronta, no entanto, segue impedida para o trânsito. “Essa parte será entregue até dezembro.”

Os novos acessos que interligarão a Dez de Dezembro com a Bolívia tiveram a ordem de serviço assinada em fevereiro, ao custo de quase R$ 3 milhões, em recursos próprios do município. O combinado em contrato era de entregar em sete meses, dando em setembro, entretanto, um aditivo de 60 dias foi consentido pelo poder público, o que vence neste mês.

Esta primeira prorrogação na data foi em razão da terra no terreno onde no passado funcionou um posto de combustíveis. Órgãos ambientais identificaram que o solo estava contaminado, demandando a retirada da terra e colocação de novo material.

MELHORIAS NO TRÂNSITO

A obra deverá desafogar trânsito na rua Charles Lindemberg e oferecer novas possibilidades de caminhos para o aeroporto governador José Richa e outras vias importantes, como a avenida Duque de Caxias. “A cidade tinha um gargalo muito grande nessa região. Tanto no lado da Vila Brasil, quanto do lado da Salgado Filho. Essa obra vai melhorar muito o fluxo e a expectativa é muito grande”, defendeu o secretário, que fiscalizou o canteiro de obras nesta terça-feira (9).

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.