A Polícia Civil avançou nas investigações sobre o incêndio no Supermercado 88, no jardim Indusville, na zona leste de Londrina. As chamas foram registradas na madrugada de segunda-feira (28) e destruíram grande parte do estabelecimento, condenando toda a estrutura do prédio, que havia sido inaugurado em 2004. Inicialmente, a informação era de que, pelo menos, duas pessoas teriam provocado o fogo, no entanto, durante as diligências esse número aumentou.

De acordo com o delegado que cuida do caso, cinco pessoas teriam invadido o mercado, usando três escadas. Uma, inclusive, foi deixada para trás na hora da fuga. “Havia sistema de monitoramento no supermercado, porém, parte dele foi destruído. Entretanto, foi possível resgatar uma das imagens do estabelecimento. Outras diligencias foram realizadas com a vizinhança e temos o registro de câmeras de outros pontos. Esses cinco indivíduos estavam transportando mochilas e sacolas, muito provavelmente onde estavam os coquetéis molotov”, detalhou Jayme José de Souza.

A polícia também descobriu que durante a ação criminosa houve disparo de arma de fogo. “Logo no início, quando começaram a arremessar os primeiros coquetéis contra o estabelecimento, um veículo que estava trafegando pela via (avenida das Maritacas), muito provavelmente ao perceber as chamas, reduz a velocidade, momento em que um dos indivíduos que compõe o grupo criminoso se desloca em direção ao carro e efetua um disparo de arma de fogo no intuito de afugentar a pessoa daquele local”, afirmou. Ninguém se feriu.

LEIA MAIS:

+ Proprietário do Supermercado 88 prevê reabertura em quatro meses

+ Incêndio em supermercado de Ibiporã deixa uma pessoa morta

Uma bolsa que ficou no pátio do estacionamento e estava cheia de coquetéis molotov reforça essa tese. “Na sequência os criminosos deixaram o local, motivo pelo qual acreditamos que algumas garrafas de coquetéis molotov permaneceram intactas, ou seja, dando indicativo que eles não teriam terminado de arremessar todos esses artefatos incendiários”, constatou o titular do 5º Distrito Policial. Os materiais, junto com a escada, foram recolhidos e irão passar por perícia. O resultado irá subsidiar o inquérito.

DEPOIMENTOS

Não existe um número exato de quantos coquetéis molotov foram arremessados, mas acredita-se que tenham sido dezenas. “Trata-se de uma ação planejada por um grupo criminoso, que além de provocar um incêndio também fez uso de arma de fogo”, alertou. Até a tarde de terça-feira (29) duas pessoas já tinham sido ouvidas, entre elas o proprietário do supermercado. Outros depoimentos devem acontecer nos próximos dias. “Até o presente momento não temos uma motivação definida para esse evento que ocorreu contra esse estabelecimento comercial ou até mesmo essa família, uma vez que se trata de uma empresa familiar”, acrescentou.

DENÚNCIAS

Já foi a identificada a prática de quatro crimes: associação criminosa, crime de incêndio, porte ilegal de arma de fogo e disparo de arma de fogo. Somada, a pena em caso de condenação pode chegar a cerca de 17 anos de prisão. “O grande desafio no momento é promover a identificação desses indivíduos. As equipes estão em campo, promovendo diligencias no intuito de arrecadar maiores informações. Qualquer pessoa que tenha ciência, seja desses autores ou alguma outra informação, pode procurar diretamente o 5º Distrito Policial, na zona norte de Londrina, ou se preferir, de forma anônima, denunciar por meio do telefone 197”, pediu Souza.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1