O fogo atingiu parte da capela mortuária e só foi controlado com a chegada do Corpo de Bombeiros
O fogo atingiu parte da capela mortuária e só foi controlado com a chegada do Corpo de Bombeiros | Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

O incêndio que atingiu parte do imóvel conhecido como Centro Comunitário da Vila Nova (região central de Londrina), foi um "alerta" sobre a situação de abandono do local, como disseram moradores ouvidos pela FOLHA. O incêndio aconteceu por volta das 20h30 de quarta-feira (28). O fogo atingiu parte da capela mortuária e só foi controlado com a chegada do Corpo de Bombeiros. A área tem mais de 5,2 mil metros quadrados e fica na rua Mem de Sá. Nesta manhã de quinta (29), ainda havia fumaça saindo pelas janelas.

Uma moradora que pediu para não ser identificada disse que o local está abandonado há meses e virou um transtorno para a vizinhança. “Esse incêndio uma hora ia acontecer porque muitas pessoas frequentam e vandalizam o espaço. Acontece em plena luz do dia. Eles levam tudo o que é possível, fiação, lustres, calhas e agora estão arrancando as janelas. Vários moradores, assim como eu, já abriram protocolos na Prefeitura, já acionaram a Guarda Municipal, mas nada adianta. Esse lugar virou uma dor de cabeça para nós”, desabafou.

O espaço possui três edificações (capela mortuária, escritório, salão de festas) e uma quadra. A maioria das atividades não aconteceu ao longo do ano passado, diante da pandemia de coronavírus.

Odair José, vizinho do espaço, confirma que várias reclamações sobre a situação de abandono já foram registradas nos órgãos públicos. “A gente já até desistiu. Sou morador do bairro há 25 anos e é a primeira vez que vejo esse centro nesse estado. Virou mocó e um lixão a céu aberto”, lamentou.

Imagem ilustrativa da imagem Incêndio denota abandono do centro comunitário  da Vila Nova
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

SAIBA MAIS: Prefeitura quer de volta terreno que cedeu a moradores da Vila Nova

USO DO IMÓVEL

O uso desta área da prefeitura estava cedido à Associação de Moradores da Vila Nova desde 1997, por meio de projeto de lei. Mas em março deste ano o espaço foi oficialmente retomado pelo poder público após aprovação da devolução do terreno pela Câmara Municipal.

Porém, o impasse entre a entidade e a Prefeitura já vem ocorrendo há meses, conforme noticiado pela FOLHA. O processo inicial foi aberto em julho do ano passado. O presidente da associação, Amarildo Vieira, comenta que ao longo de todos esses anos o centro comunitário se manteve ativo com a realização da Feira da Lua, escolinha de futsal e o funcionamento da capela mortuária.

“Sempre cuidamos do espaço com os recursos que arrecadávamos como aluguel da quadra e dos velórios e nunca faltou dinheiro em caixa. Inclusive, um rapaz era pago pela Associação para cuidar do espaço. Agora que está sob os cuidados da Prefeitura, houve uma promessa de que o local seria reformado e de que poderíamos firmar uma parceria com a FEL (Fundação de Esportes de Londrina) para manter atividades voltadas à comunidade. Estamos na expectativa”, destacou.

Imagem ilustrativa da imagem Incêndio denota abandono do centro comunitário  da Vila Nova
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

A FOLHA entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Londrina e aguarda o retorno.

LEIA TAMBÉM:

- Ladrões levam vacinas em Porecatu, mas deixam doses contra Covid

- Revitalização do Bosque de Londrina prevê erradicação de 95 árvores

- Com receitas em queda, Rodoviária de Londrina pode ser privatizada

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1