A partir desta sexta-feira (20), as feiras livres e da Lua estão suspensas em Londrina. A decisão foi deliberada pelo Comitê de Operações Emergenciais em Saúde Pública de Londrina após indagação feita pela CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização). O grupo foi criado para atuar no gerenciamento de proteção ao coronavírus na cidade.

Imagem ilustrativa da imagem Feiras livres estão suspensas por tempo indeterminado em Londrina
| Foto: Laís Taine

A informação foi repassada aos feirantes pela direção da companhia nesta quinta-feira (19). A suspensão é por tempo indeterminado. A intenção é evitar aglomerações, principalmente com a presença de idosos, que costumam frequentar as feiras e estão no grupo de risco da Covid-19.

LEIA TAMBÉM:

Acompanhe a disseminação do novo coronavírus no Paraná

“Com o vírus, estão vindo nossos medos e angústias mais primitivos”

De acordo com Marcelo Cortez, presidente da CMTU, a decisão é considerada “dura”, porém, necessária para a atual realidade. “Isso é uma preocupação com a população. É uma notícia triste, entretanto, pelo momento temos que pensar na saúde e vida das pessoas. Temos que tomar decisões que nem sempre agradam a todos”, disse. Feirantes chegaram a pedir um prazo maior para o início da suspensão das atividades.

Londrina conta com 34 feiras espalhadas pelo município e durante toda a semana. Destas, seis são as chamadas da Lua, por acontecerem no período noturno, e o restante durante o dia. As únicas que estão mantidas é a feira da Lua na noite desta quinta-feira no jardim Igapó e as programadas para esta sexta-feira de manhã no jardim Cláudia, do Sol, centro e conjuntos Vitória Régia e Vivi Xavier.

É a CMTU que define os horários e dias de funcionamento das feiras livres em Londrina.

LEIA MAIS:

Londrina tem sete mortes por dengue neste ano

Maringá: Procon fecha farmácias por venda abusiva de álcool em gel