Londrina chegou a 6.884 casos confirmados de pessoas infectadas pelo mosquito Aedes aegypti
Londrina chegou a 6.884 casos confirmados de pessoas infectadas pelo mosquito Aedes aegypti | Foto: iStock

Londrina registrou as primeiras mortes por dengue em 2020. De acordo com a secretaria municipal de Saúde, sete pessoas perderam a vida na cidade em decorrência da doença. Quatro vítimas fatais eram idosos, com 96, 95, 81 e 69 anos. Os demais tinham 36, 44, e 45 anos. Outras nove mortes – com sete pessoas da terceira idade - continuam sendo investigadas, sendo quatro a mais que na semana passada. Os dados fazem parte do relatório semanal divulgado pela Saúde.

Sobre as vítimas fatais, dois moravam na zona norte, dois na leste, dois na sul e um na região central. “Grande parte tinha comorbidades associadas. As vítimas de 36 a 44 anos não apresentavam comorbidades na primeira análise”, disse o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado. Todos apresentaram sintomas e faleceram entre janeiro e fevereiro.

Machado afirmou que a demora para a certificação dos óbitos aconteceu pela análise que é feita por um comitê, que observa caso a caso para determinar a real causa da morte: por ou com dengue. “É uma análise técnica”, destacou. De acordo com boletim da pasta, divulgado nesta quinta-feira (19), Londrina chegou a 6.884 casos confirmados de pessoas infectadas pelo mosquito Aedes aegypti.

São 328 casos a mais em relação ao balanço anterior. Desde o início do atual ciclo epidemiológico municipal, que começou na primeira semana janeiro, são 15.664 notificações, com 3.565 registros descartados e 5.215 em análise. A secretaria, a partir dos números e relatos dos agentes de endemias, tem indicado uma curva decrescente na quantidade de notificações e confirmações.

“Técnicos apontam que estamos atingindo o pico máximo da doença e a tendência é termos decréscimo nos casos a partir do começo de abril. As ações foram intensificadas desde o ano passado, a população tem contribuído, o que é importante neste contexto, e as condições climáticas ajudam”, elencou. O outono se inicia nesta sexta-feira (20). “Ainda temos a circulação viral na cidade. Por isso, os cuidados e medidas básicas precisam ser mantidos”, advertiu.

MUTIRÃO

Neste fim de semana irá ocorrer mais um mutirão de limpeza. A região escolhida foi o jardim Abussafe, zona leste, com os trabalhos começando sábado (21) e perdurando até que todo o lixo dos imóveis seja recolhido. “Não podemos deixar de olhar nossos quintais. Não são só os acumuladores (que têm focos). Ainda temos focos dentro das casas, quintais e empresas”, afirmou.

Até o momento ninguém foi multado por conta de focos nos imóveis, no entanto, munícipes já foram notificados. A limpeza pelos proprietários foi feita dentro do prazo estipulado após a abordagem, que é de 48 horas.

CORONAVÍRUS

Com o avanço do coronavírus no Estado – Londrina tem um caso confirmado -, os agentes comunitários de endemias estão recebendo instruções para as abordagens. A atuação do grupo está mantida mesmo com a pandemia. “Estamos orientando os agentes a perguntarem antes se a pessoa tem algum sintoma respiratório. Se tiver ele pode fazer a vistoria utilizando máscara ou é desaconselhado a entrar”, explicou Machado.

LEIA MAIS:

Ajude as crianças e os adolescentes a lidar com o estresse

Hemocentro de Londrina tem queda nas doações em ‘efeito coronavírus’