A empresa responsável pela duplicação do trecho dois da avenida Faria Lima, entre a rua Bento Munhoz da Rocha Neto e avenida Maringá, em Londrina, pediu mais 150 dias de prazo para finalizar os serviços. As intervenções começaram em junho de 2019 e a previsão inicial era de concluir em 1º de março.

Etapa atual na Faria Lima prevê obras na ponte e na rede de galerias
Etapa atual na Faria Lima prevê obras na ponte e na rede de galerias | Foto: Roberto Custódio

Em quase oito meses de trabalho foram executados 32,12% do total, em medição realizada no dia 2 de março. De acordo com o secretário de Gestão Pública, Fábio Cavazotti, para justificar a solicitação a construtora alegou alterações no projeto da ponte que está sendo construída sob o aterro do lago Igapó e que foram identificadas situações mais complexas em relação a rochas encontradas.

LEIA TAMBÉM:

Aditivo é concedido para obra no Lagoa Dourada

Prefeitura autoriza mais 60 dias para término de construção de viaduto

A resposta para o pleito da empreiteira deve ser definida em até dez dias. Antes, a secretaria solicitará algumas informações após ter recebido reclamações de que a mesma equipe de operários que atua na Faria Lima trabalha na avenida Aminthas de Barros. A empresa venceu o certame para as duas duplicações.

“Estamos pedindo informações para o engenheiro responsável por acompanhar a obra, porque se isso estiver acontecendo teremos que tomar providências. São contratos distintos e que preveem equipes suficientes para cada obra”, advertiu. A Imai e Barreto foi encarregada ainda pelo trecho um da duplicação da Faria Lima.

PONTE E TUBULAÇÕES

Cavazzotti destacou que houve uma diferença no período de assinatura das ordens de serviço das duas fases pela falta de algumas desapropriações. O primeiro lote foi avalizado em novembro de 2018. O segundo compreende nova pista numa extensão de 600 metros, com investimento de R$ 3,8 milhões, obtidos por meio de financiamento junto à Caixa Econômica Federal.

Atualmente, as atividades estão focadas na continuidade da construção da ponte e em rede de galerias. Várias tubulações estão às margens da Faria Lima, onde os motoristas trafegam em pista simples no sentido centro após passar pela extensão duplicada da avenida que foi entregue recentemente, mas ainda faltando alguns detalhes.

LENTIDÃO

Transitando diariamente pela localidade, o estudante Fabricio Alves frisou que a obra é importante para melhor o fluxo na região, mas reclamou da lentidão e falta de mais trabalhadores. “É indiscutível que o serviço feito para otimizar a mobilidade é bom. Porém, nesta duplicação a impressão é de que vai um longo período ainda para terminar. Não precisa ser engenheiro para constatar isso”, opinou.

A reportagem ligou diversas vezes na Imai e Barreto para que um representante comentasse sobre o andamento dos trabalhos na avenida Faria Lima, no entanto, ninguém atendeu.

PROJETO

O "De olho nas obras" é um projeto da FOLHA de acompanhamento das principais obras públicas municipais em execução. O objetivo é mostrar mensalmente o andamento das intervenções, o impacto no dia a dia do cidadão, esclarecer possíveis intercorrências e ajudar no acompanhamento dos serviços, colaborando para a busca de uma cidade melhor para todos.

LEIA MAIS:

Jovem de 24 anos morre por suspeita de dengue em Londrina

Liga de Combate ao Aedes usa quadrinhos para conscientizar estudantes