A empresa responsável pela reforma da UBS (Unidade Básica de Saúde) da Vila Brasil, na área central de Londrina, garantiu à prefeitura que vai cumprir o cronograma estipulado em contrato para o término da obra, que vence na quinta-feira (17) da próxima semana. Nesta terça (8), representantes do município estiverem no posto de saúde para vistoria.

Ainda falta finalizar na unidade a instalação de armários e outros móveis, troca de fechaduras, colocação de postes no estacionamento e intervenções visuais, entre outros acabamentos. “Já comunicamos o engenheiro responsável pela obra que se não entregar no dia 17 nós vamos abrir um processo de penalidade e a empresa pode ser multada”, alertou o secretário municipal de Planejamento, Marcelo Canhada.

Moradores da Vila Brasil esperam há mais de dois anos a reinauguração da UBS, que foi fechada para revitalização. A primeira tentativa deu errado, com a empresa que havia vencido a licitação não avançando nas intervenções. O vínculo foi rompido e uma nova empreiteira foi contratada no ano passado para dar andamento no que faltava, cerca de 35% do que estava previsto no projeto inicial. O custo é de R$ 153 mil.

As melhorias no posto incluem a substituição do piso antigo, revestimento cerâmico das paredes dos banheiros e da cobertura, construção de nova calçada, troca de luminárias, portas e reparos em esquadrias, além de pintura e adequações para acessibilidade. A unidade de saúde da Vila Brasil é referência para pacientes de 24 bairros, que atualmente estão sendo atendidos na UBS do Centro, na rua Souza Naves.

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MAIS TEMPO

A mesma empresa, que tem sede em Mauá da Serra, é responsável pelo término das reformas das unidades do Vivi Xavier, na zona norte, e do distrito de Lerroville, na região sul. No Vivi o prazo para finalização também é semana que vem, no entanto, a prefeitura está concedendo um aditivo de mais 60 dias, ou seja, abril.

“Houve furto de toda a parte elétrica e também depredação da obra que já estava sendo realizada. Então, entendemos por bem, os fiscais da prefeitura, que daríamos mais tempo. A expectativa é entregar essa unidade em 17 de abril”, estipulou Canhada. No começo deste ano, a FOLHA mostrou que a construtora foi notificada pelo município em razão da falta de operários, problema que foi sanado.

Na zona rural, de acordo com o poder público municipal, os serviços estão dentro do prazo e a entrega deverá acontecer em abril. A UBS de Lerroville teve apenas 8,41% das obras concluídas pela empresa anterior, quando foi feita a demolição da calçada interna e parte da execução da calçada externa.

VILA FRATERNIDADE

Na semana passada, a prefeitura relançou a licitação para encontrar uma construtora para acabar a edificação da Unidade Básica de Saúde da Vila Fraternidade, na zona leste. É a terceira vez que o edital é publicado desde que o Executivo rompeu o contrato com a outra empresa, em dezembro de 2020. As outras tentativas deram errado, já que não apareceram interessadas. Os envelopes, caso haja proponentes, serão abertos no dia 17 deste mês.

CICLOVIA

Os representantes do município também fiscalizaram nesta terça-feira a construção da ciclovia da rua José Giroldo, no Parque Guanabara, zona sul. A ordem de serviço foi assinada em novembro do ano passado e o último cálculo de fiscais, em janeiro, apontou 20,47% de execução. O edital estipulava que em dois meses de trabalhos a execução deveria estar em 39,78%. “O prazo (para entrega) é dia 11 de abril e esperamos, se não tiver nenhuma intercorrência, de entregar dentro do prazo”, afirmou Marcelo Canhada.

Imagem ilustrativa da imagem Empresa garante entrega da UBS da Vila Brasil na semana que vem
| Foto: Foto: Vivian Honorato/N.com

A faixa exclusiva para ciclistas terá cerca de 500 metros de extensão, tendo início na rua Bento Munhoz da Rocha Neto e indo até a avenida Madre Leônia Milito. A proposta ainda contempla uma praça com cerca de dois mil metros quadrados num terreno que pertence à prefeitura, entre as Bento Munhoz e Montevidéu. “É uma obra importante de mobilidade urbana e reivindicação dos ciclistas, no sentido de substituir a ciclovia da avenida Ayrton Senna, que era muito íngreme, ninguém usava e impedir ter uma terceira faixa de rolamento. Tiramos àquela e fizemos o projeto dessa.”

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