Menos de dois meses desde que foi assinada a ordem de serviço liberando o início dos trabalhos, a construtora que venceu a licitação para finalizar as intervenções nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) do Vivi Xavier, na zona norte, e Vila Brasil, na área central de Londrina, já está sendo notificada pela prefeitura em razão do andamento dos trabalhos. No canteiro dos dois postos o município constatou a falta de operários em vistorias recentes.

Vivi Xavier, na zona norte
Vivi Xavier, na zona norte | Foto: Pedro Marconi - Grupo FOLHA

A reportagem teve acesso a um e-mail encaminhado pelo fiscal substituto a representantes da empresa e da prefeitura na última segunda-feira (3). No documento, o servidor alerta que durante fiscalização no mesmo dia “não foram observadas atividades de execução, assim como, nenhuma movimentação por parte de trabalhadores no local”. Na mesma mensagem o profissional diz que em recados encaminhados pelo fiscal titular nos dias 27 e 30 de dezembro a obra foi apontada como paralisada.

O e-mail é encerrado pedindo para a contratada “retomar imediatamente as atividades sob pena de abertura de processo de penalidade contratual por atraso injustificado na execução dos serviços”. A dona de casa Nadir Aparecida Guimarães mora quase em frente à unidade há sete meses e corroborou o que foi notado pelos fiscais. “Muita pouca gente vem aqui trabalhar. Antes do Natal ainda vi alguns, depois não mais. Quando achamos que a obra vai (virar realidade), não vai.”

Enquanto obra não é concluída, usuários da Vila Brasil precisam ir até a unidade localizada na Souza Naves
Enquanto obra não é concluída, usuários da Vila Brasil precisam ir até a unidade localizada na Souza Naves | Foto: Pedro Marconi - Grupo FOLHA

LEIA TAMBÉM:

- Prefeitura lança nova licitação para término da UBS Fraternidade

COBRANÇA

Na unidade básica da Vila Brasil foram pelo menos duas notificações, em novembro e dezembro, sinalizando para a falta de atividades na revitalização do lugar. “Providenciar com urgência a instalação da placa de obra como também a execução dos serviços na obra”, cobrou o engenheiro em mensagem de nove de dezembro. “Hoje temos que procurar atendimento na UBS do centro, que fica na rua Souza Naves. Quem é de idade tem dificuldade de locomoção. Precisamos que terminem logo essa obra”, criticou o aposentado Francisco Almeida.

A mesma empresa, que tem sede em Mauá da Serra (Centro-Norte), assumiu a continuidade das reformas das unidades do Vivi Xavier, Vila Brasil e do distrito de Lerroville, na região sul. A revitalização nestes postos já havia iniciado, porém, o contrato anterior foi rescindido pela prefeitura no começo do ano passado. A alegação foi de que a empreiteira não tinha condições de prosseguir com as obras.

PRAZOS

Neste outro edital, a construtora venceu o certame com proposta de quase R$ 750 mil. O prazo de execução no Vivi e Vila Brasil é de três meses e em Lerroville cinco meses. A ordem de serviço dos três lotes foi assinada em novembro. Na UBS da Vila Brasil foram executados 65,86% dos serviços, até a interrupção das obras, no Vivi Xavier 53,33% e em Lerroville apenas 8,41%. A reportagem foi até a zona norte e área central na manhã de terça-feira (4) e encontrou trabalhadores na reforma das duas unidades.

“Cobrei do proprietário da empresa para que siga fielmente o calendário. Entretanto, sabemos que o fim do ano é um período de férias, recesso, inclusive de todos os fornecedores, o que a empresa vai ter que recuperar no início deste ano. Não demos e nem vamos dar nenhum tipo de prazo com essa justificativa de férias. Até porque quando a licitação foi publicada a empresa apresentou documentação e isso não era previsto no edita”, pontuou o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado.

A FOLHA não conseguiu contato com representantes da N. Ferreira dos Santos.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.