|
  • Bitcoin 121.615
  • Dólar 5,0547
  • Euro 5,2170
Londrina

Cidades

m de leitura Atualizado em 10/07/2022, 19:02

DER publica edital de recuperação da ponte pênsil de Ribeirão Claro

Ponte, tombada como bem cultural, foi parcialmente destruída por um incêndio em novembro de 2020

PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 08 de julho de 2022

Reportagem local
AUTOR autor do artigo

menu flutuante

Curitiba - Foi publicado nesta semana o edital da obra de recuperação estrutural e manutenção da Ponte Pênsil Alves de Lima, localizada sobre o Rio Paranapanema, em Ribeirão Claro (Norte Pioneiro). A publicação foi feita pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná) no Diário Oficial e no portal Compras Paraná.

Imagem ilustrativa da imagem DER publica edital de recuperação da ponte pênsil de Ribeirão Claro Imagem ilustrativa da imagem DER publica edital de recuperação da ponte pênsil de Ribeirão Claro
|  Foto: Divulgação - DER
 

A obra de arte especial (nome técnico), utilizada principalmente para travessia de pedestres entre Paraná e São Paulo, foi parcialmente destruída por um incêndio em novembro de 2020, estando atualmente interditada. Ela tem 152,15 metros de extensão (dos quais 38 metros foram incendiados), e largura de 5,4 metros, sendo 2,9 metros de pista.

O tabuleiro da ponte é de madeira e dividido em sete partes, sendo seis apoiadas em pilares e uma parte pênsil, sustentada por cabos de aço apoiados em duas torres. Ela foi tombada como bem cultural de interesse histórico-tecnológico em 2001.

leia também:

Incêndio em ponte pênsil de Ribeirão Claro foi criminoso 
A importância de preservar o patrimônio cultural do Norte Pioneiro

VALOR ESTIMADO

O edital da obra prevê a recuperação da área atingida pelo incêndio, com remoção e substituição das peças destruídas, e manutenção do restante da ponte, com tratamento e impermeabilização da madeira, pintura das partes metálicas com material anticorrosivo, pintura das estruturas de concreto com nata de cimento, e substituição das peças de madeira fora de conformidade.

O valor estimado para realização dos serviços é de R$ 1.086.397,57, com prazo de execução de 90 dias após assinatura de contrato e emissão de ordem de serviço.

PRAZO

A licitação acontece na modalidade Concorrência Pública, em que o vencedor é definido pela proposta de preço mais vantajosa à administração pública e pela habilitação dos documentos exigidos. O público em geral e as empresas interessadas podem consultar o edital e seus anexos no portal Compras Paraná, com a identificação de processo 52/2022.

A abertura dos envelopes com propostas de preços está marcada para as 14h do dia 9 de agosto, no auditório do DER/PR em Curitiba, com transmissão ao vivo pela internet. (Com informações da AEN) 

***

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1