A ponte pênsil Alves Lima foi inaugurada em 4 de dezembro de 1920 e está localizada entre os municípios de Ribeirão Claro (Norte Pioneiro) e Chavantes, em São Paulo, é tombada pelo patrimônio histórico, em âmbito estadual, duas vezes: em 1985 pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico e Artístico de São Paulo ) e em 2001 pelo Conselho Estadual do Patrimônio Histórico do Paraná desde 2 de dezembro de 1985.

Ponte foi inaugurada em dezembro de 1920 e liga Ribeirão Claro a Chavantes
Ponte foi inaugurada em dezembro de 1920 e liga Ribeirão Claro a Chavantes | Foto: Fábio Dias - AEN

Na Revolução de 1932 a ponte teve uma parte destruída para impedir a passagem dos gaúchos. Em 1983 uma enchente destruiu parte da ponte, mas houve a reconstrução. Na inundação da CBA (Companhia Brasileira de Alumínio), em 2011, ela voltou a ser recuperada, no entanto um incêndio em novembro de 2020 destruiu a ponte novamente. O Instituto de Criminalística do Paraná concluiu que o incêndio foi criminoso, mas ainda não identificou o responsável.

LEIA TAMBÉM:

- Do grupo escolar à igreja: conheça os bens tombados em Jaguariaíva

- Um mural religioso em Jacarezinho pintado por um ateu

- A importância de preservar o patrimônio cultural do Norte Pioneiro

O secretário de Turismo e Meio Ambiente de Ribeirão Claro, Rômulo Ribeiro Santana, foi até Brasília em busca de recursos para viabilizar uma nova reforma, no entanto, não obteve sucesso. "Uma articulação foi feita junto ao Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), mas eles disseram que por não ser da União não é possível transferência de recursos."

Segundo ele, "está em fase de levantamento de custos para recuperação, e quem vai fazer a obra é o DER- PR (Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná) ."
O DER-PR, por sua vez, informa que a ponte pênsil não é uma ponte rodoviária, tendo função turística. "Levando isso em consideração, atualmente o departamento está analisando sua responsabilidade quanto a reparos nesta obra de arte especial." "De modo simultâneo, antecipando a possibilidade de lhe caber os reparos, o DER/PR está realizando uma análise prévia da estrutura da ponte e buscando as plantas do projeto de restauração realizado em 2011 por uma empresa em São Paulo, para que seja feita uma análise conforme o projeto original, uma das exigências em se tratando de tombamento.", diz a nota enviada pelo órgão.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1