Foram concluídos os trabalhos de implantação de uma ciclovia no trecho três do Arco Leste, além da instalação de guard rail. A obra foi entregue em maio deste ano, entretanto, sem essas benfeitorias. Uma nova licitação foi lançada pela prefeitura para contratar essas intervenções, ao custo de R$ 360 mil. A ordem de serviço autorizando a obra foi assinada em outubro, com a empresa vencedora – com sede em Santa Catarina – tendo dois meses para a finalização. A pista exclusiva para ciclistas tem aproximadamente 2,7 quilômetros.

Imagem ilustrativa da imagem Concluída ciclovia no trecho três do Arco Leste de Londrina
| Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

Sem intercorrências, a empresa acabou entregando o serviço praticamente na metade do tempo. “O projeto do Arco Leste (trecho três) tinha previsão de execução de calçada em só um lado e não tinha previsão de ciclovia. Optamos por licitar esse serviço a mais, transformando uma calçada (das duas existentes) em ciclovia. É uma calçada que não tem fluxo de pedestres. Muitos ciclistas andam por ali em direção à estrada do Limoeiro”, explicou o secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa.

O trecho três do projeto – que foi dividido em cinco, todos já finalizados – vai da avenida José Ventura Pinto até a avenida Robert Koch, na zona leste, passando ao lado pista do aeroporto governador José Richa. A obra, que durou um ano e cinco meses, interligou a região da estrada do Limoeiro com a Robert Koch, com a construção de novas pistas duplicadas. O investimento foi de mais de R$ 10 milhões.

“O guard rail também não estava previsto (no projeto inicial financiado pelo governo federal). Incluímos nessa segunda etapa de execução, igual fizemos na avenida Faria Lima. Verificamos que como são poucos cruzamentos, o motorista avança na velocidade e pode acontecer acidentes. Temos curvas. O guard rail evita a invasão na pista contrária, com mais garantia de segurança. A empresa fez a sinalização horizontal e vertical”, destacou.

TRECHO UM

De toda a extensão do Arco Leste, apenas uma parte do trecho um, que vai da rotatória da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) até a BR-369, não é duplicada. São cerca de 500 metros, indo da frente de um condomínio residencial até a marginal da avenida Brasília. O secretário de Obras disse que a não construção das duas pistas no decorrer da obra foi por conta do projeto inicial, que não previa. Além disso, informou Verçosa, caso tivesse que fazer um novo planejamento para incluir, o município corria o risco de perder o recurso, que já estava vencendo o prazo para ser utilizado.

A prefeitura deverá licitar a duplicação deste trecho restante. “Estamos providenciando para executar. Não é uma obra complicada e é necessária”, apontou. João Verçosa também destacou o prolongamento da avenida das Laranjeiras, atrás da universidade. O trabalho, que compreende 700 metros de pavimentação, está sendo executado como contrapartida de uma loteadora. “Vai ter ciclovia, que vai interligar a ciclovia do Acquaville.”

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CICLOVIA NA ZONA SUL

Foi iniciada a construção de uma ciclovia na rua José Giroldo, entre a rua Bento Munhoz da Rocha Neto e avenida Madre Leônia Milito, no Parque Guanabara, região sul de Londrina. A estrutura terá cerca de 450 metros, orçada em R$ 500 mil, o que também inclui correção e reforço em pontos de galerias pluviais, infraestrutura para nova iluminação em LED e um praça em um terreno hoje vazio. O prazo é de cinco meses.

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