A rua José Giroldo, no Parque Guanabara, zona de sul de Londrina, ganhará uma ciclovia. A estrutura terá cerca de 450 metros de extensão e vai começar na rua Bento Munhoz da Rocha Neto, indo até a avenida Madre Leônia Milito, vias que já contam com ciclovia. Uma empresa com sede na cidade venceu a licitação lançada pela prefeitura, com proposta de quase R$ 514 mil, cerca de R$ 38 mil a menos em relação ao valor inicial do certame.

A estrutura na rua José Giroldo será uma compensação pela faixa para ciclistas que foi retirada na avenida Ayrton Senna
A estrutura na rua José Giroldo será uma compensação pela faixa para ciclistas que foi retirada na avenida Ayrton Senna | Foto: Pedro Marconi - Grupo FOLHA

A secretaria municipal de Gestão Pública informou que o edital está em fase de contra-recurso de habilitação e a expectativa é que em até dez dias seja assinada a ordem de serviço. O prazo para término da obra é de cinco meses a partir da assinatura. A ciclovia será construída na calçada. Atualmente, o trecho se divide entre pontos com calçamento e outros com mato ou pedras. “O recuo é de oito metros e a ciclovia terá cerca de 2,35 metros. Será próxima ao meio-fio e sobrará um bom espaço para os pedestres. Têm alguns desvios, vai respeitar alguns obstáculos”, detalhou João Verçosa, secretário municipal de Obras e Pavimentação.

Verçosa ainda destacou que a ciclovia será uma compensação pela faixa dedicada a ciclistas que foi eliminada na avenida Ayrton Senna, no ano passado, para a implantação de uma terceira pista para veículos. Na época, a medida causou polêmica e foi alvo de protestos de ciclistas. “A José Giroldo é uma rua secundária, mais segura para os ciclistas. Além disso, onde não tem calçada será feita e com toda a sinalização necessária.”

MAIS MOBILIDADE

O ciclista Luciano Pagliarini foi uma das principais vozes contrárias à retirada da ciclovia na Ayrton Senna. Para ele, a nova opção, na José Giroldo, será bem-vinda. “Quanto mais espaço para bicicletas, melhor. Vale a pena adequar essa rua para que seja uma boa ciclovia e acaba sendo mais favorável que a Ayrton Senna, onde tem muito fluxo de carros, entradas e saídas. Era perigosa”, avaliou o ex-atleta Olímpico e empresário.

A ciclovia na rua José Giroldo ainda vai contemplar a instalação de mobiliário urbano em um terreno vazio que fica entre as ruas Bento Munhoz da Rocha de Neto e Montevidéu. A área é classificada como praça e pertence ao município. Também serão plantadas algumas mudas de árvores e plantas. No entanto, sete árvores terão que ser erradicadas para a edificação da ciclovia e outras duas vão ser realocadas. “Pelo projeto o estacionamento não será eliminado”, afirmou João Verçosa.

Moradora da região sul, a gerente administrativa Daiane Munhoz acredita que as intervenções vão trazer mais mobilidade para a localidade. “Minha única preocupação é com a entrada e saída de estacionamento dos comércios. O pessoal vai precisar ter cuidado para não ter acidente na calçada. Faz tempo que esperávamos por melhorias nessa rua”, comentou.

REDE CICLOVIÁRIA

Recentemente, a prefeitura entregou algumas obras com ciclovias, como na duplicação da avenida dos Pioneiros, na zona leste, e na revitalização da Leste-Oeste, no centro. A cidade tem, atualmente, 56 quilômetros de faixas exclusivas para ciclistas. A projeção do Ippul (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina) é para uma rede cicloviária de 318 quilômetros dentro de 15 anos.

“O fluxo de pessoas comprando bicicletas e entrando para o mundo da bike está aumentando e vão ser necessários mais espaços para essas pessoas andarem. Acredito que deveremos ter muita estrutura de ciclovia em Londrina (nos próximos anos)”, analisou Luciano Pagliarini.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.