Interdição das alças de acesso deve durar, pelo menos, duas semanas
Interdição das alças de acesso deve durar, pelo menos, duas semanas | Foto: Pedro Marconi - Grupo Folha

A avenida Madre Lêonia Milito, na zona sul de Londrina, foi bloqueada em alguns pontos, nesta segunda-feira (5), para o início da construção de duas rotatórias, chamadas de “oitão”, entre o viaduto da PR-445, perto de um shopping, criando novos retornos. A interdição acontece nas alças de acesso que ficam no sentido bairro-centro e em uma das pistas neste mesmo trecho. A expectativa é que a obstrução dure, pelo menos, 15 dias.

A obra é vista como essencial para facilitar o trânsito na região, principalmente para a rodovia, desafogando o fluxo que chega diariamente à rotatória da Madre Leônia com Ayrton Senna. “Essa é uma região que cresceu bastante nos últimos anos. Passam por aqui milhares de carros e quem vem de Cambé, dos outros municípios, e quer acessar o shopping ou ir para o centro, tem que dar uma volta grande. Da mesma forma ocorre com quem vem dos bairros e precisa acessar o shopping ou condomínios”, destacou Marcelo Canhada, secretário de Planejamento.

A licitação foi vencida por uma empresa que tem sede em Uberlândia, Minas Gerais, ao custo de aproximadamente R$ 1 milhão, investimento oriundo do caixa do município. A empreiteira é a mesma que está executando o acesso da avenida Dez de Dezembro para a rua Bolívia (zona leste). O prazo para entrega do “oitão” é de 120 dias. “Evidentemente podem surgir contratempos, mas vamos fiscalizar e cumprir rigorosamente o que diz a lei e também o contrato”, garantiu.

Segundo João Verçosa, secretário municipal de Obras e Pavimentação, foi apresentado um plano de execução dos serviços pela construtora, aprovado pela prefeitura. “Quem vem da região leste para a oeste (pela PR-445) não vai poder entrar na alça e da mesma forma com quem sai da zona sul sentido Curitiba”, reforçou. Agentes da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) estão acompanhando os bloqueios, já que devem impactar no trânsito, em especial nos horários de pico.

“Essa interdição se faz necessária porque tem inferência na rede de galerias pluviais. São interligações novas que estão sendo feitas e toda essa rede precisa ser complementada e vai sair pelo outro lado da pista, pela outra marginal. Não tem outra maneira de executar essa obra que não seja com a interdição”, defendeu Verçosa. Conforme o andamento dos trabalhos, as alças que ficam do lado centro-bairro também terão que ser fechadas temporariamente.

INTERDIÇÃO TOTAL

Além disso, não está descartada a vedação total para o fluxo de veículos nas duas pistas da avenida nas etapas seguintes. “Isso vai fazer com que nós desloquemos os veículos para outra pista e ela funcione em dois sentidos, porém, num pequeno período de tempo. Após fazer a rede de galerias já começa o traçado geométrico da pista, com rotatória”, projetou o secretário de Obras. A construção ainda compreende iluminação pública e calçamento com acessibilidade.

Imagem ilustrativa da imagem Começa construção de 'oitão' na avenida Madre Leônia
| Foto: Folha Arte

Leia também:

Com novo aditivo, duplicação da Avenida dos Pioneiros só deve ser entregue em maio

Tachões darão lugar a floreiras no lago Igapó

ARCO LESTE

A prefeitura liberou o trânsito na rua Jaime Americano, continuidade da avenida Salgado Filho, após o aeroporto governador José Richa, na zona leste, com a conclusão de parte das obras do trecho três do Arco Leste. “A pista antiga que fica ao lado do aeroporto vai ser interditada e o fluxo foi desviado para a pista nova do Arco Leste”, detalhou João Verçosa. A extensão só continuará liberada para o Tiro de Guerra e as chácaras da localidade.

Na semana passada, a CMTU promoveu uma mudança viária na rua Augusto Canezin, no jardim Califórnia, que passou a ter sentido único entre a rua José Vitachi Filho e a avenida José Ventura Pinto. Neste trecho, os veículos seguiram apenas no sentido centro-bairro.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.