Na manhã desta terça-feira (23), equipes da Prefeitura de Londrina visitaram a obra que pretende melhorar o fluxo de trânsito entre o viaduto da rua Bolívia e a avenida Dez de Dezembro, com implantação de pontos de acesso entre as vias. A obra, de aproximadamente R$ 2,9 milhões, tem prazo de finalização para até setembro de 2021.

Imagem ilustrativa da imagem Obra na avenida Dez de Dezembro pretende desafogar trânsito
| Foto: Lais Taine - Grupo Folha

Planejado pelo IPPUL (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina), os novos pontos de acesso pretendem desafogar o trânsito e otimizar a mobilidade urbana na região, sobretudo, para aqueles que vêm da zona sul da cidade e precisam acessar os bairros da zona leste em direção ao aeroporto.

O acesso utilizado hoje é a rua Charles Lindemberg, alvo de muitas críticas da população. “É uma reclamação antiga dos moradores, porque é uma via estreita, simples, de mão dupla, mas que tem muito fluxo e congestionamentos nos horários de pico, porque é área de passagem para muitos que precisam acessar essa região”, menciona o secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa.

PROJETO

Serão construídas duas alças de conexão no sentido sul-norte uma de entrada e outra de saída para a avenida Dez de Dezembro. A primeira será implantada antes do viaduto da rua Bolívia, levando até a rua Aeronáutica após a altura da Charles Lindemberg.

Imagem ilustrativa da imagem Obra na avenida Dez de Dezembro pretende desafogar trânsito
| Foto: N.Com/Divulgação

Com isso, os condutores poderão ter acesso à rotatória da Praça João Negrão. A outra alça permite o caminho inverso, ligando a rotatória à avenida Dez de Dezembro.

No sentido norte-sul, será construída uma rotatória entre as ruas Panamá e Adriático, abrindo novas opções de tráfego, com passagem do bairro diretamente para a Dez de Dezembro, no sentido da PR-445.

“Com essas intervenções, os motoristas terão novos caminhos disponíveis e a previsão é que o trânsito melhore significativamente”, comenta o secretário.

OBRA

Ao todo, a obra terá 5.650 m² em pavimentação. Haverá serviços de drenagem com a ampliação e aprimoramento da capacidade das galerias de águas pluviais em diferentes trechos. Serão construídas novas calçadas e haverá instalação de iluminação pública com sistema LED. Os serviços estão sendo executados pela empresa TCE Engenharia LTDA, contratada via licitação.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1