Com uma nova remessa de vacinas contra Covid-19 para crianças e adolescentes enviadas ao Paraná na terça-feira (25), incluindo doses da CoronaVac, a imunização infantil deve avançar nos próximos dias. Em Londrina, o agendamento para crianças a partir de 8 anos, sem comorbidades já está disponível no site da prefeitura. Estão aptas a fazer o agendamento, com o cadastro validado, 6.476 crianças dentro desta faixa etária

Desde que a vacinação de crianças entre 5 a 11 anos foi iniciada no município, no dia 17 de janeiro, a procura tem sido menor que o esperado. A estimativa da secretaria municipal de Saúde é de que Londrina tenha aproximadamente 40 mil crianças entre 5 a 11 anos, mas até quarta-feira passada, apenas 16 mil cadastros haviam sido realizados no site da Prefeitura.

Imagem ilustrativa da imagem Com novas doses, vacinação infantil avança em Londrina
| Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

LEIA TAMBÉM:

+ Crianças também podem sofrer efeitos da Covid longa

PACTO COLETIVO

A influenciadora e palestrante londrinense, Leila Donaria, 37, tem levantado a bandeira da vacinação nas redes sociais e conta que muitos pais interagem com ela através de mensagens. Muitos deles, com dúvidas a respeito da vacinação contra Covid-19. "Quando publiquei o vídeo do Gabi sendo vacinado, muitos pais vieram conversar comigo. Estamos vendo nos jornais que as vacinas salvam vidas. A volta das aulas estão aí e nós precisamos de mais segurança para esse retorno. Isso só é possível com a imunização. Ninguém garante que não virão mais outras variantes. Vacina diminui o risco de mortalidade e é isso que importa”, afirma.

Leila Donaria com o filho Gabriel:  A volta das aulas estão aí e nós precisamos de mais segurança para esse retorno. Isso só é possível com a imunização"
Leila Donaria com o filho Gabriel: A volta das aulas estão aí e nós precisamos de mais segurança para esse retorno. Isso só é possível com a imunização" | Foto: Arquivo Pessoal

Mãe de Gabriel, 6, que tem uma síndrome rara, e de Bia, 11, Donaria conta que esperou ansiosamente pela liberação da vacina para as crianças. “Quando abriu o cadastro fui uma das primeiras a levar a documentação do Gabinho. Reações como febre e dor no corpo são comuns às crianças em qualquer vacina, mas meus filhos não tiveram nada”, comenta. O menino foi um dos primeiros imunizados no Paraná, no dia 15 deste mês.

Donaria atuou como cientista por muitos anos e tanto ela quanto o marido, que é médico, defendem que “vacina é pacto coletivo. Assumimos isso quando nossos filhos nascem e não nos ficamos perguntando se vamos vacinar os filhos com vacina X e Y. A gente vai lá e vacina. Entendemos que a campanha de vacinação contra a Covid está liberada porque é seguro sim. Nos baseamos em estudos científicos e não em achismos. É preciso estar bem informado”, ressalta.

LEIA MAIS:

+ Maioria dos internados em Londrina não tem esquema vacinal completo

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1