A Prefeitura de Londrina iniciou na terça-feira (25) os reparos e serviços no CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados, no Jardim Santa Rita, zona oeste. Este complexo público foi alvo de recentes atos de vandalismo, furtos e depredações, ocorridos entre o final de 2021 e início de 2022, como a FOLHA divulgou. Houve danos em muros, além de telhados quebrados, vidros estilhaçados, janelas e esquadrias arrebentadas, bem como torneira e registro de água, além de fiação elétrica roubada e outros estragos.

Imagem ilustrativa da imagem CEU do Santa Rita começa a receber reparos
| Foto: Vivian Honorato - N.Com

O Município investirá R$ 11.835,90 para realizar os reparos, com recursos próprios. Os trabalhos continuaram pelas próximas semanas e o foco inicial é a recuperação dos muros e da cobertura.

O CEU é um equipamento público referência para o Jardim Santa Rita e bairros vizinhos na área oeste, atendendo milhares de pessoas com praça, biblioteca, parquinho, quadra esportiva, pista de caminhada, rampas de skate e área de convivência e descanso, ofertando ações culturais, programas de esporte e lazer, serviços socioassistenciais e outros. O local comporta também a sede do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e fica ao lado da UBS Jardim Santa Rita e outras unidades de serviço público.

ATOS CRIMINOSOS

As ocorrências no CEU foram registradas pelas câmeras de monitoramento do local, integradas à Central da Guarda Municipal. O primeiro registro, no fim de dezembro de 201, mostra dois adolescentes de 13 e 16 anos quebrando uma parte do muro. Os jovens foram abordados, autuados por dano qualificado ao patrimônio público e entregues aos responsáveis na delegacia de polícia.

Poucos dias depois, no início de janeiro de 2022, um homem foi flagrado quebrando os vidros de uma janela e arrancando a armação. Ele foi abordado e levado até a delegacia para responder pelo crime de furto qualificado. A mesma pessoa já havia sido detido várias vezes devido ao crime de furto de fiação, em diferentes regiões de Londrina.

LEIA TAMBÉM:

+ Acesf quer construir cemitério vertical na zona sul

+ Prefeitura lança edital de licitação para revitalizar aterro do Igapó

COLABORAÇÃO

O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, pede que a população colabore realizado denúncias à Guarda Municipal. “Qualquer pessoa que observar alguma ação dessa natureza, de depredação, furto ou vandalismo em áreas públicas, pode nos ajudar ligando para a GM, que fará o seu trabalho e tomará as providências cabíveis."

A solicitante formal dos reparos é a secretaria municipal de Assistência Social, uma das responsáveis pelo CEU, que é mantido de forma compartilhada também pela secretaria municipal de Cultura e a FEL (Fundação de Esportes de Londrina). Já a execução das melhorias fica a cargo de uma empresa terceirizada que já presta serviços de manutenção em prédios públicos da Prefeitura, com contrato vigente para essa finalidade, sob fiscalização da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação. (Com informações do N.Com)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1