A Prefeitura de Cambé (Região Metropolitana de Londrina) vai suspender, a partir deste sábado (26), a vacinação com primeiras doses para o público geral. A decisão foi tomada em razão da falta do imunizante. Na quinta (24), as doses foram aplicadas nas pessoas de 47 anos ou mais. Cerca de mil unidades restantes estão sendo utilizadas nesta sexta (25) para os grupos prioritários, como educação, gestantes, puérperas e moradores com comorbidades.

Imagem ilustrativa da imagem Cambé paralisa vacinação para público em geral por falta de doses
| Foto: Geraldo Bubniak/AEN

“A nossa vacina chegou ao fim e não temos estoque para fazer calendário para sábado e domingo (27). Já comunicamos a 17ª Regional de Saúde e vigilância estadual de que precisamos de mais vacinas para continuar o plano de imunização em Cambé”, afirmou o prefeito da cidade, Conrado Scheller.

Na semana passada, o município vacinou mais de oito mil pessoas com a primeira dose, entretanto, nos últimos dias o ritmo diminui por falta de doses. A cidade tem aproximadamente 107 mil pessoas e já aplicou 51.089 doses, sendo 38.912 de primeira e 12.177 de reforço. Ou seja, 36% da população já recebeu, pelo menos, uma dose, enquanto que 11% está totalmente imunizada.

LEIA TAMBÉM: Segundo caso de variante delta é confirmado em Apucarana

Cambé tem 10.125 casos confirmados de coronavírus desde o início da pandemia, com 9.372 curados. Já perderam a vida 280 moradores. Estão internadas 32 pessoas, sendo 20 em leitos de enfermaria e 12 na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). São 441 casos ativos em isolamento domiciliar. Rolândia foi outra cidade na Região Metropolitana de Londrina que suspendeu a campanha para o grupo etário diante da escassez de doses.

MAIS SOBRE CAMBÉ:

- Capela mortuária em Cambé é interditada após furto e vandalismo

- Mil famílias participam do programa Hortas Comunitárias em Cambé

NOVA REMESSA

O Paraná recebeu 439.340 vacinas contra a Covid-19 na tarde de quinta-feira. São 211.200 doses da CoronaVac/Butantan, 136.890 da Pfizer/BioNTech e 91.250 da Janssen. As doses da Pfizer atenderão a população em geral de 59 a 40 anos, os da Janssen serão destinados a trabalhadores do transporte e pessoas em situação de rua e as doses de CoronaVac vão para gestantes e puérperas, trabalhadores da assistência social e da educação.

O Governo do Estado divulgou que a meta é encaminhar os imunizantes aos municípios ainda neste fim de semana.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.