Unidade ficará fechada, pelo menos, por três meses
Unidade ficará fechada, pelo menos, por três meses | Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Follha

Cambé - As marcas da ação criminosa estão por toda a parte. No banheiro, que fica na entrada, só sobraram dois fios pendurados e o soquete quebrado. A porta foi retirada e jogada a metros de distância. Nos fundos, mais estragos: vidros estilhaçados e os suportes que ficavam as lâmpadas pelo chão. O retrato de destruição é da capela mortuária do jardim Cambé quatro, em Cambé (Região Metropolitana de Londrina).

O lugar foi alvo de furto e vandalismo no fim da última semana. Ladrões levaram a fiação, lâmpadas, tomadas e até vidros com álcool e balde usado pela equipe de limpeza. A prefeitura calcula que o prejuízo seja de aproximadamente R$ 18 mil. Por conta dos estragos, o município terá que fazer uma licitação para contratar uma empresa que realize os reparos. Enquanto isso, a capela ficará fechada, pelo menos, por três meses, período que pode dobrar caso haja alguma intercorrência no certame.

“Cortaram aproximadamente dois metros de fiação após o padrão. A rede de energia elétrica terá que ser trocada por inteira. Fica um sentimento de tristeza, porque tentamos prestar um bom serviço à comunidade e com isso fica difícil”, lamentou Eder Aparecido Fogaça, diretor do departamento de Serviços Funerários da cidade.

OUTRAS INVASÕES

O espaço era utilizado, principalmente, pelos moradores do Cambé quatro e Ana Rosa. Por semana vinham sendo realizados, em média, dois velórios. Apesar da capela ficar num local com diversas residências e comércios no entorno, sempre tendo movimento, já foi arrombada outras vezes. “Há algumas semanas, com dia claro, um rapaz furtou os fios dos postes que estão instalados na frente. Não têm respeito e não perdoam nada. É a população que acaba prejudicada”, desabafou um morador, que preferiu não ser identificado.

Outros registros são de furtos de botijões de gás. “O gás ficava à disposição para as pessoas usarem na cozinha durante os velórios. Como tivemos esses pequenos furtos, tiramos o botijão e deixamos na capela central, que tem vigia 24 horas. Agora os bandidos foram mais audaciosos”, relatou Fogaça.

LEIA TAMBÉM: Prefeitura retoma construção de lago em Ibiporã

MUDANÇA

O município tem quatro capelas mortuárias: central, do jardim Santo Antônio, do Novo Bandeirantes e a do Cambé quatro. Diante da interdição da última, o poder público teve que alterar a logística dos velórios. “Orientamos as funerárias para se deslocarem para a capela mais próxima, que é a central, que conta com três salas e fica em frente ao cemitério municipal”, explicou o diretor de Serviços Funerários.

Porta do banheiro foi quebrada e a fiação acabou levada
Porta do banheiro foi quebrada e a fiação acabou levada | Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Follha

Além da unidade localizada no centro, as outras duas também contam com segurança durante todo o dia. No caso do espaço vandalizado, de acordo com Eder Fogaça, estava sendo providenciado um profissional para ficar cuidando do local, entretanto, não deu tempo antes de evitar uma invasão.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.