O Cepe (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) da UEL (Universidade Estadual de Londrina) aprovou na quinta-feira (19) a reserva de 5% das vagas do vestibular para pessoas com deficiência, cumprindo Lei Estadual 20.443/2020, que garante o ingresso deste público nas instituições estaduais de educação superior e de ensino técnico. A medida valerá já para a edição de 2022, que será realizada em fase única, em 6 de março. Na mesma reunião, realizada em formato virtual, os conselheiros aprovaram a realização do Vestibular 2022 preferencialmente em Londrina, como forma de atender as exigências de distanciamento social, ensalamento dos candidatos e segurança para evitar a transmissão do coronavírus.

Imagem ilustrativa da imagem 5% das vagas do vestibular da UEL serão para pessoas com deficiência
| Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

De acordo com a resolução, são 5% das vagas de cada curso e turno de graduação a pessoas com deficiência. Os candidatos deverão manifestar interesse no ato da inscrição, se auto declarar deficiente e, ainda, atender os requisitos garantidos por legislação federal, conforme descrição – deficiência física, auditiva, visual, monocular, mental, transtorno do espectro autista e múltipla.

Uma comissão, que será homologada pelo Cepe, e que incluirá representantes do Núcleo de Acessibilidade da Pró-reitoria de Graduação, além de junta médica, deverá ser responsável pela análise dos processos e documentos para comprovar a condição dos candidatos auto declarados deficientes.

“É mais um avanço no caminho da inclusão, estamos sim cumprindo a lei, mas não podíamos nos negar a isso”, explicou a professora Sandra Garcia, da Cops (Coordenadoria de Processos Seletivos). Segundo ela, existe uma comissão da UEL que a partir de agora passa a debater o atendimento deste público dentro da universidade, considerando necessidades de adaptações e o atendimento das especificidades.

LEIA TAMBÉM:

- Sustentabilidade gera sustentabilidade: conheça a campanha Adote um Avental

- Pesquisa da UEL quer identificar hábitos de caminhada dos londrinenses

-Municípios da Amepar terão ajuda da UEL para projetos de engenharia

SISU

Na reunião desta quinta-feira, o Cepe também ampliou a adesão da UEL ao Sistema de Seleção Unificada (SISU), que considera o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), do Ministério da Educação. Em 2022, a UEL passa a oferecer 616 vagas em 40 cursos de graduação. Em 2021, foram 581 vagas em 35 cursos de graduação.

Na última semana o Conselho de Administração (CA) definiu o valor da inscrição do vestibular 2022, que será de R$ 140. As inscrições serão realizadas entre 20 de setembro e 3 de novembro deste ano. (Com informações da Agência UEL)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1