Os desafios da educação na era digital são muitos. E, em vez de ignorar as tecnologias, muito presentes na vida dos alunos, os conhecidos "nativos digitais", algumas escolas têm aproveitado o leque de possibilidades que tais ferramentas oferecem para utilizá-las em sala de aula, sempre conectadas a algum conteúdo ou disciplina. Os dispositivos se tornaram meios para o complemento da aprendizagem, que ocorre de forma natural, inovadora, lúdica e interativa.
A analista de tecnologia educacional do Colégio Marista, Alessandra Garcia, lembra que os benefícios que plataformas digitais podem proporcionar à educação não se limitam ao simples uso de equipamentos tecnológicos durante as aulas. Segundo ela, a utilização das tecnologias necessita de uma intencionalidade e de equipe de professores capacitados e com perfil inovador para atuar como agentes de transformação.
"A gente se preocupa com o letramento digital", aponta. Isso significa ensinar o aluno a ter uma postura ética e correta para lidar com as informações disponíveis livremente no ambiente virtual. Alessandra destaca que, apesar de os alunos de hoje terem uma grande facilidade no acesso e manuseio dos dispositivos, eles chegam à escola como consumidores. "Nosso papel é torná-los autores por meio das tecnologias", afirma.
A mesma preocupação é compartilhada pelo Colégio Maxi, que usa as tecnologias como aliadas no processo de aprendizagem. A professora do laboratório de informática do colégio, Janaína Taís Gardenal, explica que as atividades desenvolvidas com o uso de notebooks e tablets estão sempre relacionadas a algum conteúdo aplicado em sala. Os alunos aprendem a criar animações, fazem edições de áudio e vídeo, produzem clipes. "O olhar deles é de encantamento", conta.
SISTEMAS DIGITAIS
Já é realidade em muitas escolas, também, os sistemas de aprendizagem virtuais, que podem ser utilizados tanto por alunos como professores. As plataformas concentram não apenas o material didático digitalizado, mas também uma série de atividades extras.
O diretor de Marketing e Matrículas Colégio Universitário, Manuel Machado, explica que o Sistema de Ensino Ari de Sá, adotado pela escola há cerca de dois anos, dispõe de um portal para a realização de simulados e oferece a correção das questões pela Teoria de Resposta ao Item (TRI), mesma metodologia utilizada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Machado afirma que, após as avaliações, o aluno pode conferir no portal a resolução das questões por escrito e comentadas em vídeo. O estudante também consegue simular, pela plataforma, se conseguiu a pontuação adequada para conquistar uma vaga na universidade por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou Enem.
O Colégio Marista trabalha com a Blackboard, o Sistema Marista de Educação (SME) e o Oxford. Segundo a analista de tecnologia educacional do colégio, Alessandra Garcia, a primeira é disponibilizada para estudantes do ensino Fundamental ao Médio e concentra atividades, tarefas, materiais de estudos, avaliações, além de blogs e fóruns.
Já o (SME) é utilizado apenas pelos alunos do primeiro ano do Ensino Médio. Nela, o estudante encontra o material didático em formato digital, provas on-line e outros objetos de aprendizagem. Os alunos do 6º ano do Fundamental à 2ª série do Médio utilizam a plataforma Oxford, voltada exclusivamente ao ensino do inglês. A cada 10 dias os alunos fazem avaliações sobre o que foi aprendido em sala.
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