São Paulo - A CBF realizou nesta terça (30), em sua sede no Rio de Janeiro, o sorteio da primeira fase da Copa do Brasil 2024. Pela chave 3, o Corinthians enfrentará o Cianorte, time com quem protagonizou duelo marcante em 2005. E o Corinthians reencontrará um adversário que enfrentou no torneio há 19 anos. Na ocasião, o Alvinegro cruzou o caminho do Cianorte na segunda fase. O clube paranaense surpreendeu no jogo de ida jogando em Maringá e venceu por 3 a 0, mas foi goleado na volta por 5 a 1, no Pacaembu. Outros quatro times do Paraná disputam a primeira fase. Na chave 9, o Maringá vai receber o América Mineiro. O Coritiba vai jogar fora de casa contra o Águia de Marabá-PA pela chave 17. Também jogarão no estádio adversário o Cascavel (chave 1) contra o Petrolina (PE) e Operário que enfrentará o xará Operário (MS) pela chave 10.

Os 80 times participam da primeira fase da Copa do Brasil e foram divididos em oito potes com base no ranking de clubes da CBF. Equipes do pote A foram sorteadas contra equipes do pote E, B contra F, C contra G e D contra H.

A primeira fase é disputada em jogo único. O confronto acontece na casa da equipe pior ranqueada. O time visitante tem a vantagem de jogar pelo empate.

Os jogos acontecerão nas semanas dos dias 19 e 26 de fevereiro. A CBF ainda não anunciou a divisão de datas e horários das partidas.

O sorteio desta terça-feira (30) também definiu o chaveamento da segunda fase. Nessa etapa do torneio a disputa também acontece em jogo único, e o visitante não carrega a vantagem do empate.

12 EQUIPES ENTRAM DEPOIS

Os 12 times que não apareceram no torneio mas estão na Copa do Brasil são: Fluminense, São Paulo, Palmeiras, Grêmio, Atlético-MG, Flamengo, Botafogo, Red Bull Bragantino (que disputarão a Libertadores), Athletico (classificado via Brasileirão), Goiás (campeão da Copa Verde), Ceará (campeão da Copa do Nordeste) e Vitória (campeão da Série B).

Esses clubes entram na Copa do Brasil na terceira fase. Eles se juntam às 20 equipes restantes após as duas primeiras fases. Os jogos dessa etapa da competição estão previstos para acontecer em maio.

TÍTULO DE 54

O Corinthians está organizando uma cerimônia no dia 6 de fevereiro em homenagem aos 70 anos da conquista do Campeonato Paulista de 1954. Além do título, naquele ano também era celebrado o IV Centenário de São Paulo, o aniversário de 400 anos da capital do estado. Para se sagrar campeão, o Corinthians empatou com o Palmeiras por 1 a 1 na penúltima rodada e venceu o campeonato, que ficou marcado como o "título que vale por 100 anos".