| |

Cadernos Especiais 5m de leitura

Prefeitura lança nova etapa de campanha de trânsito

ATUALIZAÇÃO
31 de dezembro de 1969


AUTOR

Começou ontem uma nova etapa da campanha permanente de educação para o trânsito ‘‘Qualidade de Vida Começa na Rua’’, promovida pela Prefeitura de Curitiba e a Companhia de Urbanização de Curitiba (Urbs). Desta vez, painéis publicitários colocados em calçadas, pontos de ônibus e vidros traseiros de veículos coletivos estampam mensagens sobre o respeito aos pedestres e ciclistas e o excesso de velocidade.
O material também traz um conselho para o motorista que bebeu: voltar para casa de táxi. ‘‘Respeito no Trânsito Todo Mundo Quer’’ é o mote da ação.
  Quando foi lançada, em 2006, a campanha incentivava o bom comportamento dos motoristas por meio de palavras-chave como ‘‘paciência’’, ‘‘calma’’, ‘‘atenção’’ e ‘‘gentileza’’. Desde o lançamento, todas as mensagens são usadas diariamente nas palestras, cursos e ações educativas feitas em empresas, escolas e associações comunitárias pela equipe de agentes educadores de trânsito da Urbs.
  No ano passado, a campanha enfocou a preferência pelo transporte coletivo no trânsito. As imagens usadas lembravam que um ônibus como o biarticulado leva 270 passageiros – portanto, pode economizar o espaço de até 270 carros nas ruas, já que a maioria dos curitibanos anda sozinho no veículo.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS