| |

EncontrosFolha 5m de leitura

Como você avalia esta edição do EncontrosFolha?

ATUALIZAÇÃO
18 de março de 2019

Nelson Bortolin e Victor Lopes
AUTOR

“Foi muito importante. A gente vem discutindo em diversos contextos a inovação na construção civil. É um tema que precisa ser trabalhado, inclusive nas salas de aula. A tecnologia é que vai transformar a construção civil.”

Cleiton Caetano, gestor da unidade da FGV em Londrina 

“O Encontros foi fundamental para a cidade. É rara a oportunidade que temos de discutir um segmento e a construção civil é o mais importante para Londrina, com um peso muito grande. O plano diretor precisa ser tratado com muita seriedade e profundidade e traz consequências importantes, como o que foi tratado sobre a ocupação de vazios. A prefeitura precisa liderar esse processo pelo próprio Ippul e não pode fugir desse assunto. Só ela tem condição de encabeçar isso, com participação das entidades ligadas ao setor.” 

Junker Graciotto, engenheiro civil e empresário do segmento

“Achei a organização muito boa. Parabéns à FOLHA pelo empenho de reunir pessoas tão ocupadas como as que vieram no evento. O EncontrosFolha foi bastante prestigiado. O assunto precisa ser realmente debatido com carinho e cuidado por toda a cidade.”

Leandro Pla Gil, consultor imobiliário da London Imóveis

“O evento foi bom principalmente neste momento de retomada da economia. A construção civil sofreu muito na crise. Quando se falava em 12% de desemprego no geral, na construção eram 30%. Precisamos de uma retomada o mais rápido possível.” 

Vagner Pagnan, engenheiro da Catuaí Construtora

“É um evento importante porque se trata de um segmento fundamental para nossa economia. A gente pôde discutir alguns estigmas do plano diretor como os vazios urbanos, a necessidade de se prever uma cidade compacta e planejada pela verticalização e das áreas de convivência. Foram temas trazidos pelo palestrante e levados à discussão pelos debatedores. E só contribui para esclarecer melhor o plano diretor que nós estamos propondo.”

Roberto Alves de Lima Junior, presidente do Ippul

“Para a gente que é corretor, é importante saber como deve ser o futuro da construção civil em Londrina e região. Foi muito bacana.”

Augusto Kono, corretor da Cruciol Imobiliária

“Achei muito boa a participação do professor da FGV e o clima de otimismo que o setor está vivendo. Foi bom saber que há boas perspectivas para crédito e que ainda é baixa a relação do crédito com o PIB. Há muito que expandir.”

Márcio Almeida, correspondente bancário

“Para mim, que sou arquiteta e trabalho para uma imobiliária, foi um momento muito interessante. É importante conhecer o cenário da construção civil na cidade, que é um setor muito tradicional. Foi bom saber como estão as iniciativas das grandes construtoras no campo da inovação tecnológica. E também saber que elas estão com novos lançamentos, o que deve fazer aquecer o mercado que andou parado.” 

Amanda Kelly Bomba, arquiteta da imobiliária Embrasil 

“Achei importante porque reuniu poder público, universidades e empresários para discutir um assunto fundamental para a comunidade. O crescimento e a sustentabilidade da cidade são de interesse de todos. Me chamaram a atenção os desafios da tecnologia na construção civil, que tem a característica de ser uma atividade mais rústica. É preciso trazer mais tecnologia para fazer o setor mais competitivo, mais produtivo, mais sustentável.” 

Luciana Siqueira, gerente de RH da Construtora Plaenge

“Foi um debate bastante pertinente. Eu gostei muito. Em Londrina, é muito difícil a gente ter uma oportunidade de debater um tema como esse. Foi realmente muito proveitoso.” 

Ivanóe De Cunto, professor da UEL

“Sou estudante de engenharia. Foi importante para eu saber como está o mercado atual. Também achei interessante o debate e o prefeito explicando o que está fazendo para diminuir a burocracia. Gostei muito também das explicações do professor da FGV sobre os projetos e diretrizes da construção.”

André Meranca Almeida Machado, estudante de engenharia civil

“Estou abrindo um escritório de projetos na cidade e achei bem legal o evento, principalmente dentro do momento que estamos vivendo de reaquecimento da construção civil. Os participantes estavam muito bem qualificados e, inclusive, minha empresa vai trabalhar com projetos em BIM, como foi apresentado no Encontros. Para mim foi ótimo, gostei bastante.” 

George Luis Almeida Baum, engenheiro civil

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS