Apesar de a Prefeitura de Londrina tratar a entrega da reforma do posto de saúde da Vila Brasil como um dia de festa, o que os moradores do bairro vivenciaram nos dois últimos foi um misto de revolta e indignação. Nesta segunda-feira (11), chegou ao fim a novela que se arrastava desde o começo de 2020.

Sem solenidade, o prefeito Marcelo Belinati (PP) reabriu a unidade apenas com a presença de secretários municipais, um padre e funcionários da unidade básica de saúde.

"Não houve evento, foi mais uma visita mesmo. Tivemos muitas dificuldades com a empresa que primeiramente assumiu e depois abandonou a obra. Outra construtora venceu a licitação que lançamos, mas atrasou um pouco. Mesmo assim, houve um esforço conjunto e superamos esse problema da demora. Nunca faltou empenho do poder público", disse o secretário de Planejamento, Marcelo Canhada.

LEIA A SÉRIE DE REPORTAGENS SOBRE A DEMORA DA UBS

Virou novela: entrega da UBS da Vila Brasil vai atrasar mais uma vez

Prefeitura deve abrir processo para apurar demora na UBS da Vila Brasil

Empresa garante entrega da UBS da Vila Brasil na semana que vem

O posto da Vila Brasil foi inaugurado em 1998 e atende uma região de aproximadamente 20 mil moradores. A reforma contemplou a troca das partes elétrica e hidráulica, substituição de calhas, instalação de piso tátil, colocação de ar-condicionado e adequações estruturais nos setores interno e externo.

A CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) aproveitou para retirar entulhos, cortar o mato, arrumar deficiências nas calçadas do entorno e pintar a quadra esportiva que fica ao lado da UBS.

Imagem ilustrativa da imagem Depois de dois anos, prefeitura entrega reforma da UBS da Vila Brasil
| Foto: Vivian Honorato/N.com

A unidade possui 293,31 metros quadrados de área construída e fica na rua Argentina, 600. O investimento na obra foi de R$ 153.431,03 e a empresa responsável pela conclusão dos serviços foi a N.Ferreira dos Santos. A unidade conta com três consultórios médicos; sala de curativos; consultório odontológico; sala para Agente Comunitário de Saúde; farmácia; salas de inalação, vacinação e de coleta de exames, além de recepção e estacionamento. Durante a semana, dois clínicos gerais; um pediatra e um médico ginecologista atendem a comunidade.

CAPÍTULO FINAL

Fechada no começo de 2020, a unidade teve o atendimento transferido para uma escola municipal e depois para o posto central, na rua Senador Souza Naves. O planejamento inicial era manter a logística até maio do mesmo ano, quando a obra deveria ser concluída. Sem conseguir manter o contrato, a empresa responsável abandonou os trabalhos.

A prefeitura precisou mobilizar novamente o setor de licitações e publicou um novo edital para retomar a reforma, que parou nos 35% de execução. A construtora N. Ferreira dos Santos, de Mauá da Serra (PR), venceu o processo e assinou no final de 2021 o compromisso de concluir o que estava inacabado até fevereiro deste ano.

A promessa não foi cumprida. Belinati concedeu dois aditivos, sendo que o último vence no próximo sábado (16). As prorrogações apenas estenderam os prazos e não alteraram o valor da reforma. A N. Ferreira também está reformando os postos do Vivi Xavier, na zona norte, e do distrito de Lerroville, na região rural. (Com N.Com)

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1