A empresa que assinou contrato com a Prefeitura de Londrina em novembro do ano passado para a reforma da UBS (Unidade Básica de Saúde) da Vila Brasil, na região central de Londrina, só deve entregar a obra no mês de abril. Tudo deveria estar pronto até o dia 17 de fevereiro, quando venceu o acordo. Porém, o secretário municipal de Obras, João Verçosa, autorizou nesta quarta-feira (16) um aditivo de mais 30 dias. Apesar da nova chance, a empreiteira pode ser punida pelo atraso.

Técnicos da secretaria vistoriaram a UBS no começo de março e identificaram que apenas 70% dos trabalhos tinham sido concluídos pela N.Ferreira dos Santos, de Mauá da Serra (Centro-Norte). O investimento do poder público é de R$ 135 mil. Entre as melhorias, estão a substituição do piso antigo, revestimento cerâmico das paredes dos banheiros e da cobertura, construção de nova calçada, troca de luminárias, portas e reparos em esquadrias, além de pintura e adequações para acessibilidade.

A reforma da unidade básica virou uma pedra no sapato da administração do prefeito Marcelo Belinati (PP). No ano passado, a prefeitura rompeu o contrato com a primeira empresa que venceu o processo licitatório pela demora no serviço. A N.Ferreira assumiu a obra, que estacionou em 35% do que estava previsto no projeto inicial.

Entrega da reforma só deve acontecer em abril
Entrega da reforma só deve acontecer em abril | Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

PROMESSA

Irritado com a demora, o secretário municipal de Planejamento, Marcelo Canhada, chegou a declarar à imprensa em fevereiro que um processo de penalidade seria aberto e a empresa poderia ser multada. A reportagem não conseguiu contato com representantes da instituição de Mauá da Serra para saber o que estaria faltando na unidade. Ela também é responsável pelo término da reforma dos postos do Vivi Xavier, na zona norte, e do distrito de Lerroville, na região rural.

PREJUÍZO

Os moradores da Vila Brasil esperam pela revitalização há pelo menos dois anos. A unidade abrange 24 bairros, somando cerca de 19 mil pessoas. Elas precisam ir até a UBS do Centro, na rua Souza Naves, para serem atendidas. A distância é de quase dois quilômetros.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1