Um cachorro que foi atacado por animais silvestres no Parque Estadual Mata dos Godoy, na zona sul de Londrina, em outubro, está procurando um novo lar. Dentinho, como ele é conhecido, apareceu na região no ano passado. É comum o abandono de animais domésticos na área verde, que fica às margens da PR-538, de acordo com funcionários do parque. Um outro cão, que era companheiro de Dentinho, acabou morrendo atropelado recentemente.

Dentinho apareceu na região no ano passado; atualmente ele está em um lar temporário
Dentinho apareceu na região no ano passado; atualmente ele está em um lar temporário | Foto: Divulgação- Mariana Mantovani

“O pessoal deixa os animais na rodovia e eles acabam vivendo ali perto do centro de visitantes para pedir comida às pessoas”, esclarece Mariana Mantovani, estagiária do IAT (Instituto Água e Terra), que se responsabilizou pelo resgate do Dentinho. “A suspeita é que ele sofria de maus-tratos e foi abandonado, porque é um cachorro dócil mas que se assusta muito fácil com qualquer movimento brusco”, acrescenta.

LEIA TAMBÉM:

+ Cachorros encontram ossada humana na zona norte de Londrina

+ Com projeto de 'Patrulha Pet', vereadora quer guardas municipais para fiscalizar maus-tratos

+ Proteção animal é foco do Julho Dourado

+ O que fazer quando o animal de estimação foge de casa?

A Mata dos Godoy é uma unidade de conservação de proteção integral, sob responsabilidade do IAT, órgão estadual da Sedest (Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo), e não pode ter a presença de qualquer animal doméstico, já que acaba sendo um risco para o ecossistema do parque e para o próprio pet. Dentinho foi encontrado com lacerações no pescoço e no corpo em 12 de outubro. A suspeita é de que ele tenha sido atacado por um guaxinim.

Imagem ilustrativa da imagem Cão atacado por animais na Mata dos Godoy procura nova casa
| Foto: Divulgação- Mariana Mantovani

“Os funcionários do parque me contataram falando sobre os ferimentos do Dentinho e levei ele ao HV (Hospital Veterinário) da UEL (Universidade Estadual de Londrina), onde ficou internado por uma semana. Ele estava bem debilitado, com ferimentos pelo corpo, um corte grande no pescoço, carrapatos e sarna”, explica Mantovani.

O cachorro foi vermifugado e ainda está com curativos, que são trocados semanalmente no HV da UEL, por conta do ferimento no pescoço. Ele será vacinado ao fim do tratamento, ainda segundo Mantovani. Atualmente, ele está em um lar temporário e não pode retornar à Mata dos Godoy, que é um local perigoso por causa dos animais silvestres e pelo movimento de carros na rodovia.

Dentinho é um cão manso, castrado, de porte pequeno (8 kg) e que se dá bem com crianças e outros animais. Interessados em adotar Dentinho podem entrar em contato com Mariana Mantovani pelo telefone (43) 9 9908-9220.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1