Imagem ilustrativa da imagem EDITORIAL - Plantar árvores é bom para a saúde e para a mente
| Foto: Gustavo Carneiro

Uma cidade bem arborizada proporciona uma série de benefícios a seus moradores. Elas ajudam a reduzir a poluição do ar, atuam no esfriamento das temperaturas, no bem-estar, saúde mental, entre outros.

Em relação ao aspecto emocional, a revista Health & Place publicou no ano passado um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, apontando que adolescentes e idosos que moram próximos a áreas verdes, como parques e praças, estão 36% menos propensos a apresentar problemas relacionados à saúde mental.

Na conclusão do estudo, os pesquisadores americanos sugeriram que os gestores municipais que planejam o crescimento das cidades levassem em conta esse aspecto e colocassem mais áreas verdes em bairros residenciais.

Leia mais: Prefeitura de Maringá cria roteiro de ipês floridos

As árvores estão sendo motivos de polêmicas nos últimos meses em Londrina, devido à revitalização do Bosque “Marechal Cândido Rondon”, localizado no centro da cidade.

Com a abertura de novos corredores internos para passagem de pedestres, instalação de novos mobiliários urbanos, quadra de esportes, academia ao ar livre , parquinho infantil, pista de skate, circuito pet e área para food trucks, muitas árvores foram cortadas, dividindo as opiniões da população, algumas já publicadas pela FOLHA nas páginas de Opinião.

O projeto previa a retirada de 95 árvores, sendo 48 de espécies nativas da flora brasileira, 36 exóticas e 11 condenadas. Mas o número poderia aumentar durante a reforma, que está em andamento. Há pessoas gostando do resultado da revitalização, justamente porque o corte das árvores deu mais claridade e visibilidade para o interior do Bosque, melhorando a segurança. Mas há pessoas reprovando a retirada de quase uma centena de árvores.

É triste ver uma árvore sendo erradicada, mas muitas vezes há necessidade do corte quando estamos falando de árvores condenadas, de espécies invasoras, ou por conta da urbanização. Nesses casos, dependendo das condições, é possível e já bastante comum fazer o transplante das árvores de um local para o outro, salvando as unidades.

Pensar na estrutura urbana de uma cidade também é pensar na estrutura verde. Algumas cidades brasileiras se destacam pela boa arborização. No Censo de 2010, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) analisou as taxas de arborização em vias públicas nos municípios com mais de um milhão de habitantes e revelou Goiânia como a capital verde do país. Na sequência, Campinas, Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba.

Incentivar a preservação das árvores e áreas verdes é um papel importante dos gestores públicos, principalmente nos dias de hoje, em que o desmatamento da Amazônia e o fogo que devasta parte do Pantanal chamam a atenção do mundo. Vinte e um de setembro, Dia da Árvore, se aproxima e a Prefeitura de Londrina iniciou uma campanha incentivando as pessoas a publicarem em suas redes sociais fotografias de árvores que são importantes para elas.

Cada um fazendo a sua parte, teremos uma cidade mais verde. Com a população valorizando e cuidando e a prefeitura incentivando, preservando e fiscalizando.

Obrigado por acompanhar a FOLHA!

Leia outros editoriais da FOLHA:

País tem número de mortos pela covid equiparado à população de Londrina

Escolas e famílias precisam se unir em um esforço coletivo

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.