Em comemoração ao Dia da Árvore (21 de setembro), a Sema (secretaria municipal do Ambiente) de Londrina vai promover a campanha “Árvore da Minha Vida”. A partir do dia 1º de setembro, as pessoas poderão postar nas redes sociais fotografias sobre as árvores, contando o que representam na história pessoal, familiar ou comunitária, e marcar as #arvoredaminhavida e #semalondrina.

Imagem ilustrativa da imagem Sema de Londrina promove a campanha 'Árvore da minha vida'
| Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha 19-07-2021

Quem não tiver um perfil no Instagram ou no Facebook pode participar enviando um e-mail para [email protected] , contendo a fotografia, o nome, um telefone para contato e a breve história da árvore ilustrada. As imagens serão postadas nas redes sociais da Sema a partir do dia 1º de setembro até o dia 21 do mesmo mês. Os interessados podem participar quantas vezes quiserem.

Segundo a servidora da Gerência de Educação Ambiental, Lidiani Damiani Isidoro, a ideia é marcar a data com a participação da população, que poderá resgatar as memórias e as histórias, tendo as árvores como protagonistas. “Muitas pessoas têm histórias com árvores que eram protegidas pela família ou que viraram cenário para as fotos de fim de ano. Há outras que se tornaram ponto turístico, ou que são conhecidas no bairro pelo fato de as crianças da vizinhança subirem para pegar frutos ou para brincar, ou seja, todas são cheias de histórias de afeto e de demonstração da beleza da preservação ambiental. Nós reconhecemos a importância de mantermos vivo esse vínculo e o amor pela natureza e, com essa ação, estimulamos a preservação ambiental”, disse.

LEIA TAMBÉM:

- Professora ‘salva’ jabuticabeiras cinquentenárias em Londrina

- Flores para colorir o inverno em Londrina

DATA

O 21 de setembro foi escolhido como Dia da Árvore para marcar a proximidade do início da primavera em todo hemisfério sul (23 de setembro. Nas cidades, as árvores garantem mais qualidade de vida para a população, concedem maior conforto térmico e acústico, além de auxiliarem na manutenção da umidade do ar. “Sabemos que as árvores são essenciais ao meio ambiente. Elas deixam o ar mais puro, regulam a umidade e a temperatura, retêm a água da chuva no solo e o protegem contra a erosão, além de produzirem flores e frutos. Além disso, elas oferecem benefícios psicológicos, pois há estudos comprovando que o contato com a natureza aumenta a sensação de bem-estar e o relaxamento”, contou a gerente de Educação Ambiental da Sema, Mariza Pissinati.

De acordo com o estudo publicado na revista Health & Place, os adolescentes que moram próximo a áreas verdes, como parques e praças, estão 36% menos propensos a apresentar problemas de saúde mental. Além desse, outras pesquisas que revelam os benefícios psicológicos que as árvores e a natureza em geral podem trazer para toda a sociedade. (Com informações do N.Com)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1