Ipês roxos na avenida Lucia Helena Gonçalves Viana, no acesso à zona norte
Ipês roxos na avenida Lucia Helena Gonçalves Viana, no acesso à zona norte | Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

O inverno tem sido generoso para espécies de árvores que encontram no clima frio e seco o momento ideal para mostrar a beleza de suas flores. É a florada do inverno trazendo um colorido especial para Londrina, graças à diversidade na arborização urbana.

O biólogo e gerente de Parques e Biodiversidade da Sema (secretaria municipal do Ambiente), Jonas Henrique Pugina, comenta que os protagonistas das floradas nesta época do ano são o manacá-da-serra, o sakurá (cerejeira japonesa) e os ipês roxo, amarelo e branco. "São chamadas de plantas de dias curtos porque no frio o período de insolação é menor", diz.

Na rua Brasil, os Ipês roxos viraram atração
Na rua Brasil, os Ipês roxos viraram atração | Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

FLORES COBREM O CHÃO

Em pontos da região central, os buquês dos ipês roxos são admirados por muitos, como Müller Lucas Chaves, zelador em um edifício residencial na rua Brasil. Em frente ao prédio há quatro árvores que juntas formam uma espécie de corredor colorido. "Chego a varrer a calçada duas vezes ao dia porque as flores chegam a cobrir o chão, mas apesar do trabalho é muito bonito. Não tem como não admirar. As pessoas param aqui só para tirar fotos porque acaba virando um cenário mesmo", conta.

O biólogo explica que por ser um período de seca os ipês perdem as folhas por uma questão de manutenção hídrica, ou seja, para não ter perda de água. "E mesmo assim eles florescem. As folhas acabam não concorrendo com as flores e esses buquês que se formam deixam essas árvores incrivelmente bonitas", diz.

Por serem espécies diferentes, as floradas dos ipês ocorrem em períodos diferentes para cada cor. "Agora temos os ipês roxos, mas a florada vai de junho a setembro e duram em média cerca de uma semana. Em seguida teremos a florada do amarelo e depois o branco, mas pode acontecer das floradas dos ipês se sobreporem também", afirma.

As flores de cerejeira garantem o colorido do rosa em frente ao IFPR, no jardim Dom Bosco
As flores de cerejeira garantem o colorido do rosa em frente ao IFPR, no jardim Dom Bosco | Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

ROSA EM MEIO AO VERDE

Os sakurás, conhecidos por cerejeiras japonesas, também esbanjam toda sua beleza nos dias mais frios. No entanto, são espécies que não são comumente vistas nas áreas públicas, com exceção da praça do jardim Dom Bosco, onde está instalado o IFPR (Instituto Federal do Paraná), na zona oeste da cidade.

O local conta com algumas cerejeiras que estão começando a florescer, garantindo o colorido do rosa em meio a tanto verde. A moradora do bairro, Daniele Arai, admira a beleza da espécie e tem a expectativa de que este ano haverá mais flores. "É sempre nesta época do ano que floresce e fica muito bonito, bem colorido. Eu só acho que esse espaço poderia ser mais frequentado pelas famílias", diz.

De acordo com Pugina, a escolha das espécies para arborização urbana leva em conta a parte cênica, mas há outras considerações. "Os ipês, por exemplo, são polivalentes. É pouca sujidade, as raízes não são aflorantes, isto é, não quebram as calçadas, e não dão frutos que podem causar acidentes, como escorregamentos. Tem o fato ainda da copa dessas árvores não serem muito grandes, o que evita problemas com fiação. Tem uma série de elementos que elegem o ipê excelente para arborização urbana, além da beleza das floradas. São cartões-postais para a cidade", ressalta.

Leia também: Paraná vive a segunda grande frente fria do ano

Imagem ilustrativa da imagem Flores para colorir o inverno em Londrina
| Foto: Micaela Orikasa - Grupo Folha

PREVISÃO DO TEMPO

Os londrinenses começaram a segunda-feira (19) com uma segunda onda de frio deste inverno. As temperaturas tiveram mínima de 1,3°C, conforme medição do IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná) às 6h15, mas a sensação térmica foi ainda mais rigorosa, com 0°C.

O recente frio, no entanto, não superou o registrado no dia 30 de junho, que ainda se consagra como o mais gelado dia de 2021, quando termômetros marcaram 0,8°C e a sensação térmica de -1°C. Na quinta (22) e sexta (23) os termômetros começam a apresentar uma pequena elevação, com a mínima na casa dos 10ºC.

Imagem ilustrativa da imagem Flores para colorir o inverno em Londrina
| Foto: Micaela Orikasa - Grupo Folha

Já no próximo final de semana, as mínimas ficarão entre 14ºC e 15ºC. A amplitude térmica, que é a diferença entre a temperatura máxima e mínima em um mesmo lugar, aponta que Londrina terá a maior amplitude na segunda-feira (17ºC de diferença) e a menor no fim de semana (14ºC de diferença). (Colaboraram Vitor Ogawa/Grupo Folha e Gustavo Batista/estagiário)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.